Cidadeverde.com

Núcleo do Instituto Médico Legal é inaugurado em Picos

Imprimir

Fotos: Paula Monize - Cidadeverde.com/picos

Na manhã desta quinta-feira (14) foi inaugurada a reforma e adequação de espaço do Núcleo de Perícia do Instituto Médico Legal (IML) no município de Picos. O núcleo fica localizado no anexo do Hospital Regional Justino Luz, no bairro Bomba.

A obra executada pela Secretaria de Estado da Segurança Pública está orçada em R$ 114.9997,60, provenientes de recursos do Tesouro Estadual.

No núcleo atuarão três médicos legistas, onde serão realizados exames cadavéricos sobre crimes violentos e de mortes violentas, mortes não naturais e alguns casos que envolvem outras peculiaridades. Algumas situações, os laudos serão reportados à Teresina como em caso de suspeita de envenenamento.

Estrutura do Núcleo do IML 

O delegado regional de Polícia Civil, Rodrigo Moraes, destacou que a inauguração do núcleo vai diminuir a espera das famílias pelos laudos cadavéricos, tendo em vista que os procedimentos eram realizados pelas perícias de Floriano e Teresina.

“Nós sabíamos do sofrimento das famílias de ter que ir a Floriano, Teresina, acompanhar um corpo. Na verdade, o que eles querem é apenas receber um laudo cadavérico e poder velar seus parentes. Havia uma decisão judicial do Ministério do Trabalho que impedia que os laudos cadavéricos fossem feitos aqui. Com a inauguração, essa nova estrutura vai possibilitar a realização dos procedimentos”, disse o delegado Rodrigo Moraes.

Delegado Rodrigo Moraes

O delegado geral da Polícia Civil do Piauí, Luci Keyko, destacou que o núcleo do IML é de grande importância para Picos. 

“O núcleo do IML é extremamente importante para essa região. As instalações estão muito boas e os equipamentos devem estar chegando. Vamos ficar com um órgão de primeira linha que tem uma importância muito grande para a região”, disse o delegado geral Luci Keyko.

Delegado geral Luci Keyko

O secretário de Estado de Governo, Antônio Rodrigues Neto, destacou que o núcleo do IML era uma reivindicação antiga da população e gestores.

“É uma reivindicação antiga da cidade de Picos, uma cidade polo da região precisava de um IML em melhores condições. É com muita alegria que entregamos essa obra para a população”, disse o secretário. 

Construção de sede do Departamento de Polícia Científica

Durante a inauguração do Núcleo do IML, o secretário de Estado da Segurança Pública, Coronel Rubens Pereira, anunciou que está tramitando um projeto para construção da sede do Departamento de Polícia Científica em Picos.

“Este espaço que estamos inaugurando é uma situação provisória, não estará aqui por muito tempo, pois nós temos um projeto arquitetônico de construção de uma sede do Departamento de Polícia Científica. Nós queremos que Picos seja uma referência da Política Científica. O imóvel para construção já foi definido, é um imóvel de Estado, próximo a DHTL”, concluiu.

O projeto conta com ordem de serviço assinada, aguardando os processos burocráticos para licitação.

 Sede provisória do IML em Picos

Paula Monize
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais