Cidadeverde.com

Estresse mental prejudica defesas do organismo; saiba como fortalecê-lo

Imprimir


Foto: Freepik

 

Um novo estudo norte-americano sugere que estresse mental prejudica as defesas do nosso organismo, o que pode levar a uma maior frequência de doenças. A pesquisa feita por cientistas da Universidade do Sul da Califórnia com 5.700 adultos revelou que níveis de estresse elevados estão associados a sistemas imunológicos mais envelhecidos, com redução de atividade e, portanto, menos eficientes.

Os resultados lançam luz sobre dois aspectos que se tornaram comuns após a pandemia de covid: estamos mais ansiosos, estressados e com as defesas enfraquecidas.

De acordo com o  nutricionista Diogo Círico, a chave para aumentar a imunidade e reduzir o estresse mental passa pela escolha adequada do que colocamos à mesa e pela mudança de hábitos. Segundo ele, é o balanço entre tudo o que ingerimos e nosso estilo de vida, que determina a eficiência do nosso sistema de defesa.

Círico conta que os nutrientes mais importantes para o nosso exército de defesa são o ferro, as vitaminas A, C, E e D, selênio e zinco. Ele explica que é preciso saber combinar os alimentos para ter um bom resultado. Por isso a melhor alimentação é a equilibrada, com um pouco de tudo e, de preferência, colorida.

Segundo o especialista, castanhas, iogurte natural, morango, romã, cereais integrais como aveia, espinafre, ovo, gergelim, cebola roxa e alho devem estar na dieta por serem ricos nos nutrientes que reforçam nossa defesa. Outra arma importante são os chamados fitoquímicos, como o resveratrol da uva; o licopeno do tomate; a luteína e a zeaxantina, presentes no brócolis, espinafre e abóbora, por exemplo.

“As fibras alimentares também contribuem muito para a saúde do corpo como um todo, elas alimentam a microbiota intestinal e fornecem nutrientes como a beta-glucana, que potencializa a proteção do sistema imunológico”, comenta.


Estrela do momento

A beta-glucana, explica Círico, está presente em cereais como aveia, cogumelos e leveduras e foi amplamente estudada pela ciência. 

Pesquisas comprovaram sua eficácia como antiinflamatório, no combate a doenças cardiovasculares, controle dos níveis de colesterol e no fortalecimento do sistema imunológico. Além da forma natural, a beta-glucana também é encontrada em suplementos, vendidos com autorização da Anvisa.


Pise no freio

O especialista conta que acabar com o estresse passa por eliminar a causa do problema, mas reforça que, quando isso não é possível, a alimentação e a suplementação desempenham um papel relevante.

“O que comemos atenua ou agrava o estresse e seus sintomas. Uma dieta saudável, como a dieta do mediterrâneo ou a dieta dash, são as mais recomendadas. Aditivos, como corantes, conservantes e realçadores de sabor, podem agravar o estresse mental e, por isso, deve-se evitar alimentos ultraprocessados. O segundo passo é uma dieta rica em frutas, verduras e legumes, que permitem o funcionamento adequado do sistema nervoso, responsável pelo controle do estresse”, diz.


Não dá para enganar o corpo

Círico ressalta que, sem bons hábitos, não há como fortalecer as defesas do organismo. Uma boa imunidade passa, necessariamente, por um sono de qualidade; boa alimentação e movimento.

“A atividade física regular é um dos melhores ‘remédios’ tanto para reduzir o estresse e ansiedade, quanto para melhorar a imunidade. O ideal é praticar atividade física pelo menos três vezes por semana, intercalando exercícios de força (pesos) e resistência”, ensina.


Dicas para reduzir estresse e aumentar imunidade

-Coloque no prato frutas, verduras, legumes de todos os tipos e cores, carnes magras, peixes, leite e derivados e castanhas;

- Consuma 700g de vegetais variados por dia;

- Invista nos fitoquímicos, como o resveratrol (uva), licopeno (tomate), luteína e zeaxantina (couve, brócolis, espinagre, abóbora e outros);

- Aposte em fibras que fornecem nutrientes como a beta-glucana (cereais), também presente em suplementos;

- Evite álcool e cigarro;

- Tenha boas noites de sono;

- Aposte em suplementos de omega-3, já que a dieta do brasileiro não é rica nestes nutrientes;

- Elimine frituras; alimentos ricos em açúcar (sacarose); gorduras trans, gordura saturada em excesso;

- Atividade física ao menos 3 vezes por semana;

- Use suplementos adaptógenos, como Rhodiola rosea, Schisandra chinensis e Eleutherococcus senticosus. Eles são feitos para aumentar os níveis de energia e disposição, além de auxiliar no controle do estresse.

 

Da Redação
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais