Cidadeverde.com

HUT já atendeu quase 5 mil vítimas de acidentes de trânsito somente em 2022

Imprimir

Foto: Arquivo/Cidadeverde.com

Um levantamento realizado pelo Hospital de Urgência de Teresina (HUT) apontou a principal causa de internações realizadas na unidade são os acidentes de trânsito. Somente neste ano já foram registradas 4.700 entradas de vítimas de acidentes de trânsito, sendo realizadas 1.700 cirurgias.

Os acidentes de trânsito correspondem a cerca de 20% do total de atendimentos na emergência, um aumento de 11% em relação ao mesmo período do ano anterior.

O perfil dos pacientes internados em decorrência de acidentes de trânsito é formado em 87% por motociclistas, entre 21 e 40 anos, do sexo masculino, que têm plena atividade social. No entanto, adolescentes, de 11 a 20 anos, também aparecem na lista, o que serve como sinal de alerta.

Com o serviço integrado de trauma para atendimento emergencial de fraturas e outras ocorrências, inaugurado em julho do ano passado, o HUT passou a adotar o modelo preconizado pelo SUS para hospitais de referência onde o paciente tem atendimento em até 30 minutos por uma equipe intensivista, além do suporte de exames por imagem e clínicos, acelerando o diagnóstico e a decisão médica.

Os ortopedistas atendem a maioria das vítimas de traumas de trânsito, sendo muitos de alta complexidade o que onera o custo da saúde pública. O levantamento aponta que de janeiro a julho de 2022, foi registrado um custo médio, somente com materiais especiais (OPME) utilizados nessas intervenções, de mais de R$ 1 milhão.

 

Da Redação
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais