Cidadeverde.com

Em apenas sete dias, Teresina registra aumento de 655 novos casos de dengue

Imprimir

Foto: Arquivo/Cidadeverde.com

Os casos de dengue seguem crescendo em Teresina e somente nos últimos sete dias, a capital registrou o aumento de 655 novos casos confirmados de doença, de acordo com os dados do boletim da Fundação Municipal de Saúde (FMS), referente a 27ª semana epidemiológica.  

Segundo a FMS, no dia 8 de julho, a capital tinha 5.912 mil casos confirmados de dengue. Já até o dia 15 de julho, Teresina registra 6.567 mil casos, ou seja, um aumento 11% em apenas sete dias.  

Em relação o número de óbitos confirmados da doença, a capital segue com 9 mortes contabilizadas até a sexta-feira (15). Ainda de acordo com o boletim epidemiológico, quatro óbitos estão em investigação no momento.

Chikungunya

Já sobre os dados de Chikungunya também houve um crescimento na capital. Teresina tem 877 casos e três óbitos confirmados pela doença. E o aumento registrado foi de 36%, comparada com a 26ª semana epidemiológica, quando a capital tinha 643 casos.

Zika

O Zika vírus, que também é transmitido pelo mosquito Aedes aegypti, já possui oito casos confirmados, 100 notificados e sem óbitos.

Piauí

Nos outros municípios do Piauí a situação não é diferente e os casos de dengue também vêm crescendo. O boletim da Secretaria de Estado de Saúde do Piauí (Sesapi) divulgado na última sexta-feira (15), apontou que já são 13.014 mil casos de dengue, com 18.939 notificações de casos prováveis em 203 municípios. O dado representa um aumento de 762 % em reação ao mesmo período no ano passado.

Já os casos de Chikungunya cresceram 4.770,6% em 2022, comparado também com os mesmos meses do ano passado. O estado ainda registra 12 mortes por dengue e três por Chikungunya em 2022.

Os municípios que registram a maior incidência, levando em consideração a quantidade de casos com o número populacional são: Novo Santo Antônio, Wall Ferraz, Massapê do Piauí, Antônio Almeida e Patos do Piauí.

O estado já registra 12 óbitos em quatro municípios, sendo 9 em Teresina, 1 em São Miguel da Baixa Grande, 1 em Pedro II e 1 óbito em Pio IX.

Cuidados

Muitos dos casos de dengue podem ser evitados já que boa parte dos criadouros são localizados nas residências. O mosquito deposita os ovos em recipientes com água parada e os mesmos podem permanecer no local por um ano.

Entre os cuidados necessários estão:

  • Colocar garrafas vazias de cabeça para baixo;
  • Tampar tonéis, depósitos de água, caixas d’água e qualquer tipo de recipiente que possa reservar água.

A população pode denunciar pontos suspeitos de formação de criadouros ou solicitar uma vistoria dos agentes de endemias para investigar a presença do mosquito ou seus ovos. Basta entrar em contato com a gerência de Zoonoses pelos telefones 3215-9143 e 3215-9144.

 

Rebeca Lima
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais