Cidadeverde.com

Avião 'baleia' Beluga da Airbus pousa em Fortaleza durante primeira viagem ao Brasil

Imprimir

 

 

O avião "baleia" Beluga ST, um modelo especial de transporte da Airbus, chegou neste domingo (24) a Fortaleza, em sua primeira viagem ao Brasil. O A300-600ST ("super transportador", na sigla em inglês) é um derivado do antigo A300, e ganhou o apelido de Beluga por conta de seu formato exótico, semelhante à baleia de mesmo nome (também chamada de baleia-branca).

A aeronave pousou por volta das 15h25 no Aeroporto Internacional de Fortaleza - Pinto Martins, trazendo consigo um helicóptero de luxo modelo ACH160.

A chegada do Beluga estava inicialmente prevista para o fim da tarde de sábado (23), também em Fortaleza. Depois, o avião seguiria para Campinas (SP). Mas houve uma reprogramação, e a aeronave acabou pernoitando fora do Brasil.

O Beluga é um dos maiores aviões de carga do mundo em volume, à frente até do Lockheed C-5 Galaxy, usado pelas Forças Armadas dos Estados Unidos, e do Antonov An-124, irmão menor do An-225, ex-maior cargueiro do mundo.

Mesmo assim, o modelo não é capaz de transportar cargas tão pesadas, levando no máximo 40 toneladas. O C-5 tem capacidade para até 129 toneladas a bordo, e o An-124 leva até 120 toneladas, por exemplo.

CURIOSIDADES

O Beluga começou a voar em meados da década de 1990, substituindo outro avião com desenho peculiar, o Super Guppy.

Uma das principais alterações feitas no A300 para transformá-lo no Beluga está na parte da frente, onde fica a cabine de comando, que foi rebaixada para ficar mais próxima do solo e dar mais espaço na parte superior para a carga. O carregamento é feito levantando a "testa" do avião -do mesmo modo que em outros cargueiros, como é o caso do antigo An-225 e do Boeing 747.

Além de partes de outros aviões da Airbus, o Beluga já transportou satélites artificiais, veículos espaciais, itens para ajuda humanitária e helicópteros.

FICHA TÉCNICA
Modelo: A300-600ST
Nome: Beluga
Fabricante: Airbus
Comprimento externo: 56,16 metros
Altura: 17,25 metros
Envergadura (distância de ponta a ponta das asas): 44,84 metros
Tamanho máximo da carga: 39 metros (comprimento) x 7,1 metros (largura) x 6,7 metros (altura)Carga máxima: 40 toneladas
Autonomia (distância máxima voada): 1.650 km com capacidade máxima carregada, segundo ficha-técnica da Airbus (varia de acordo com o peso da carga e a quantidade de combustível a bordo)
Velocidade aproximada em voo: 850 km/h
Capacidade do tanque de combustível: 23.860 litros

 

Fonte: Folhapress 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais