Cidadeverde.com

Órgão ligado a Hillary Clinton ajudará desabrigados no Piauí

Imprimir
Yala Sena/Cidadeverde.com
Fernando Monteiro e o representante dos EUA, Antônio Ribeiro
 
A Agência de Desenvolvimento Internacional dos Estados Unidos, órgão ligado à secretária de Estado Hillary Clinton, encaminhou nesta sexta-feira (8) um representante ao Piauí para prestar ajuda aos alagados. A reunião que confirmou o envio de recursos aconteceu na sede da Superintendência de Relações Internacionais do Piauí, na tarde de hoje. A verba deve ser empregada sem burocracia para ajudar as vítimas das enchentes.
 
Quem anunciou a ajuda foi Antonio Pinheiro, diretor do órgão de atendimento de desastres no exterior dos EUA. Ele foi enviado pelo consul dos Estados Unidos em Recife/PE, Chirstoffer Del Corso, que indicou a visita ao superintendente Sérgio Vilela em Teresina. "A idéia não é fazer paralelismo aos órgãos, mas de somar esforços", explicou Pinheiro.
 
 
A vantagem da ajuda norte-americana é que ela será rápida, e sem burocracia. Isso porque a doação será feita para a Cáritas, que já recebe recursos dos EUA para o combate à seca. O Governo dos Estados Unidos sugeriu que o dinheiro seja empregado na aquisição de material de limpeza, para evitar a proliferação de doenças nos abrigos após o fim das cheias. A verba pode chegar a 50 mil dólares, cerca de R$ 103 mil, mas o valor ainda será definido pelo embaixador dos EUA no Brasil.
 
Caso o dinheiro fosse dado diretamente ao Governo, a burocracia poderia emperrar a ajuda aos desabrigados. O secretário de Defesa Civil, Fernando Monteiro, concordou com a medida, e sugeriu o emprego dos recursos nos municípios mais atingidos no interior do Estado: Barras, Campo Maior, Piracuruca, e Esperantina. Carlos Campos, diretor da Cáritas, também participou da reunião.
 
 
O mesmo órgão norte-americano atuou na ajuda aos chineses após o terremoto do ano passado, e a refugiados na Bósnia e Geórgia, assim como em outros países.
 
Sérgio Vilela declarou que toda ajuda é bem vinda, e a presença do representante dos EUA mostra que o Piauí está bem articulado e conhecido até internacionalmente, graças ao trabalho de divulgação promovido pelo governador Wellington Dias com suas visitas ao exterior.
 
Yala Sena (flash)
Fábio Lima (da Redação)
[email protected]
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: