Cidadeverde.com

CTA de Picos registrou 35 casos de HIV nos seis primeiros meses de 2022

Imprimir

Foto: ASCOM/ Wagner Araújo

O Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) de Picos registrou de janeiro à julho de 2022, 35 casos de HIV. O percentual já representa quase 60% do registrado em todo o ano de 2021 que foi de 52 pessoas infectadas pelo vírus..

A grande maioria dos casos de HIV têm acometido o público jovem, que se dirigem ao órgão em busca de informação e tratamento.

O coordenador do CTA de Picos, Fábio Bernades, explicou sobre como a população pode ter acesso aos serviços prestados no órgão.

"Aqui no CTA temos livre acesso a preservativo , fica na porta. Você não precisa pedir nada a ninguém, é só chegar e tem livre acesso a insumo. Com relação aos exames, o ideal é que a pessoa possa fazer a cada seis meses, porém em caso de relação desprotegida pode vir ao CTA, tem uma equipe de aconselhadores para retirar dúvidas, dar um suporte, existe também uma medicação que pode ser prescrita diante da necessidade", informou o coordenador.

Para realização de exames, o usuário deve estar munido do Cartão do SUS e documento pessoal.

Os dados do CTA ainda revelam que os casos de Sífilis já atingem 73 pessoas. Esse quadro em 2021 foram de 156 pessoas diagnosticadas com a doença sexualmente transmissível.

Paula Monize

[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: ctaHIVPicos