Cidadeverde.com

Alberto Silva é acusado de usar passagens do Senado após deixar cargo

Segundo o site Congresso em Foco, 291 passagens aéreas foram pagas pelo Senado a ex-senadores entre fevereiro de 2007 e novembro de 2008. A cota foi usada após o término de seus respectivos mandatos. Entre os nomes sitados pela reportagem, está o do atual deputado federal Alberto Silva (PMDB), que utilizou dois bilhetes para um assessor e sua esposa.
 
A quantidade de passagens foi acumulada durante o mandato dos ex-senadores. Pelo menos 11 parlamentares utilizaram este artifício segundo um levantamento preliminar. Quando o político mesmo não utilizava o benefício, seus amigos, parentes e colaboradores recebiam a benesse.
 

 
O deputado e ex-senador Alberto Silva usou sua cota de passagens como senador mesmo depois de mudar para a Câmara. Em 5 de setembro de 2008, seu secretário em Brasília, Marcílio Borges, voou de São Paulo para a capital federal, num voo da Varig. No mesmo avião, foi também a esposa do funcionário, Isabel Borges. Por motivos de saúde, o deputado pediu para prestar esclarecimentos ao site somente na próxima semana. Parlamentar mais idoso do Congresso, Silva tem 90 de idade.
 
A relação dos ex-senadores que utilizaram ou cederam a cota para o voo de terceiros inclui o governador de Alagoas, Teotônio Vilela Filho (PSDB), o ministro do Tribunal de Contas da União (TCU) José Jorge, a presidente do Psol, Heloísa Helena (AL), e o ex-governador do Distrito Federal Joaquim Roriz (PMDB-DF).
 
O atual vice-governador do Maranhão, João Alberto de Souza (PMDB-MA), foi quem mais utilizou o benefício para si e para terceiros. O ex-senador peemedebista e seus convidados voaram 98 vezes com a cota do Senado. Depois dele, Rodolpho Tourinho (DEM-BA), com 79 voos, e Roberto Saturnino (PT-RJ), com 54, foram os que mais usaram a verba em viagens. 
 
 
Quem viajou
 
Cota do ex-senador Voos
João A. de Souza (PMDB-MA): 98
Rodolpho Tourinho (DEM-BA): 79
Roberto Saturnino (PT-RJ): 54
José Jorge (DEM-PE): 14
Jorge Bornhausen (DEM-SC): 13
Teotonio Vilela F. (PSDB-AL): 8
Joaquim Roriz (PMDB-DF): 7
Ramez Tebet* (PMDB-MS): 7
Heloísa Helena (PSOL-AL): 6
Jefferson Péres* (PDT-AM): 3
Alberto Silva (PMDB-PI): 2
Total de voos 291
 
* Passagens usadas por terceiros depois do falecimento do senador
  
 
Com informações do Congresso em Foco
 
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: