Cidadeverde.com

Entidades do Piauí aderem ao ato e leem carta em defesa da democracia e eleições livres

Imprimir

Foto: Renato Andrade/Cidadeverde.com 

Entidades e movimentos sociais se reuniram na manhã desta quinta-feira (11) na Praça Rio Branco, Centro de Teresina, em um ato em defesa da democracia no país. Durante a concentração, os participantes também fizeram falas em defesa das urnas eletrônicas e do sistema eleitoral brasileiro, além de criticar o presidente da República Jair Bolsonaro (PL). 

A concentração teve início por volta das 8h30. O grupo percorreu ainda algumas das principais avenidas do Centro da capital

Além de Teresina, o ato em defesa da democracia acontece nesta quinta-feira em várias capitais do país.  

O presidente da Central Única dos Trabalhadores (CUT) no Piauí, Paulo Bezerra, um dos organizadores,  afirmou que o Brasil vive um momento grave e por isso o ato acontece simultaneamente em diversas cidades no país em luta por eleições limpas.  

“É um ato em defesa da democracia. É um ato em defesa de eleições livres. Eleições que sejam reconhecidos os resultados. Não podemos viver sobre ameaça de golpe. E essa ameaça sabemos muito bem que ela parte do próprio chefe do Poder Executivo, senhor Bolsonaro”, afirmou Paulo Bezerra.

Foto: Renato Andrade/Cidadeverde.com 

O professor e cientista político, Washington Bonfim, também participou do ato nesta quinta-feira e destacou ao Cidadeverde.com que as eleições 2022 são fundamentais para a manutenção da democracia no país, independentemente das questões partidárias. O professor acrescentou ainda que as eleições este ano têm um diferencial, segundo ele, "extremamente negativo" para os brasileiros.

“O que tem acontecido de mais difícil é a questão da polarização de um tipo diferente. PT e PSDB polarizaram durante 20 anos e não havia agressões ou ataques à democracia e clima de medo de expressar opiniões como se tem hoje. Uma polarização que sai da questão das ideias e vai para insinuações de golpe e até violência como já ocorreu contra pessoas que defendem um determinado lado”, disse Bonfim. 

Também participaram do ato no Centro de Teresina representantes de partidos políticos e integrantes de associações de docentes da Universidade Federal do Piauí (UFPI) e da Universidade Estadual do Piauí (Uespi). 

Foto: Renato Andrade/Cidadeverde.com 

 

 

 

Nataniel Lima
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais