Cidadeverde.com

Vinte anos depois, Nordeste elege nova Miss Brasil

Imprimir
A eleição da candidata do Rio Grande do Norte, Larissa Costa Silva de Oliveira, 25, como miss Brasil 2009 quebrou um jejum de 20 anos do Nordeste na disputa. A última representante da região a ser eleita a mulher mais bonita do país havia sido a cearense Flávia Cavalcante, em 1989.
 

Fotos: Guilherme Lara Campos/Folha Imagem

Miss potiguar quebrou um jejum de 20 anos do Nordeste; mineira ficou em 2º lugar e a representante do DF, em 3º

Antes do início do concurso --realizado na noite deste sábado (9) no Memorial da América Latina, na zona oeste de São Paulo, e transmitido pela Band--, Kátia Santos, 46, mãe de Larissa Costa, aguardava ansiosa a chegada dos últimos membros da torcida da filha, composta por cerca de 20 pessoas.

O concurso
Como de praxe, vinte e sete candidatas disputaram o posto de a mais bela brasileira (clique na palavra sublinhada e veja entrevista e foto da miss, além de um recado especial que ela deixou apara você, internauta).

A primeira atração foi o desfile de trajes típicos. Antes de divulgarem a vencedora, teve samba, com apresentação de Jorge Aragão. Só depois da cantoria foi anunciado o primeiro prêmio da noite: a Miss Minas Gerais levou o prêmio de melhor traje típico por uma vestimenta que homenageava a religiosidade mineira.

O segundo desfile da noite foi o de trajes de gala - também uma tradição nos concursos de beleza. Depois, foram apresentados os jurados - entre eles, Leandro, do KLB; o jornalista Marcelo Tas; e a eterna musa nacional Luiza Brunet.

A terceira parte do concurso começou com o desfile de biquínis, quando são apresentados ao público os dados pessoais das candidatas, como idade e se trabalha ou estuda (os desfiles anteriores apresentavam os Estados representados pelas beldades). Na sequência, o segundo prêmio da noite foi anunciado: a Miss Pernambuco foi eleita Miss Simpatia, prêmio em que as eleitoras são as próprias misses.

Semifinalistas
O primeiro corte da noite eliminou 12 candidatas: Miss Acre; Miss Alagoas; Miss Amapá; Miss Amazonas; Miss Maranhão; Miss Mato Grosso; Miss Pernambuco; Miss Piauí; Miss Rondônia; Miss Roraima; Miss Sergipe e Miss Tocantins.

Sobraram, portanto, 15 misses, que desfilaram na seguinte em trajes casuais: Miss Bahia; Miss Ceará; Miss Distrito Federal; Miss Espírito Santo; Miss Goiás; Miss Mato Grosso do Sul; Miss Minas Gerais (selecionada pelo público); Miss Pará (única da região Norte que passou de fase); Miss Paraíba; Miss Paraná; as três representantes dos "rios" (Miss Rio de Janeiro; Miss Rio Grande do Norte; Miss Rio Grande do Sul); Miss Santa Catarina; e a anfitriã Miss São Paulo.

Dessas 15, 10 seguiram para a semifinal: Miss Bahia; Miss Ceará; Miss Distrito Federal; Miss Minas Gerais; Miss Pará; Miss Paraná; as três representantes dos "rios" (Miss Rio de Janeiro; Miss Rio Grande do Norte; Miss Rio Grande do Sul); e Miss Santa Catarina.

Final
Os jurados selecionaram, então, as cinco finalistas: Dessas 15, 10 seguiram para a semifinal: Miss Ceará; Miss Distrito Federal; Miss Minas Gerais; Miss Pará; e Miss Rio Grande do Norte. As finalistas foram submetidas à "prova de fogo": perguntas, que foram sorteadas.
 

Representante do Rio Grande do Norte, Larissa Costa, 25, sorri após ser eleita a nova miss Brasil

E aí, para finalizar, foi anunciada a classificação final: Miss Ceará em quinto lugar; Miss Pará, quarta colocada; em terceiro, a Miss Distrito Federal; segundo lugar para a Miss Minas Gerais; e a faixa e a coroa de Miss Brasil 2009 foram entregues por ninguém menos que a Miss Universo 2008 para a Miss Rio Grande do Norte!

 

Natália Guimarães

A miss potiguar passou a se interessar pelo concurso em 2007, com a vitória da mineira Natália Guimarães --que obteve a segunda colocação no Miss Universo. "A Natália colocou esse título de novo em evidência", disse a mãe de Larissa, entre um telefonema e outro para os familiares que faltavam chegar ao Memorial.
 

Coroada, a potiguar Larissa Costa posa com a vencedora de 2007, a mineira Natália Guimarães, que foi sua inspiração para virar miss

Entre os jurados estava o namorado de Natália Guimarães, o cantor Leandro Scornavacca, do grupo KLB. "Acho que sou mais do que credenciado para fazer parte do júri", brincou.

Ele contou que passou a acompanhar os concursos de miss depois que iniciou o relacionamento com a vencedora de 2007. E afirmou que, apesar da importância de requisitos como elegância e comportamento, "a gente não pode esquecer que é um concurso de beleza". Já a modelo e apresentadora Luiza Brunet, também jurada, disse que o carisma seria um fator determinante para sua escolha.

Também integravam o júri o apresentador do "CQC" Marcelo Tas, a consultora de etiqueta Cláudia Matarazzo, o cabeleireiro Marco Antonio de Biaggi e a miss Brasil 1986, Deise Nunes --única negra a vencer o concurso--, entre outros.

Quem também esteve presente no auditório Simón Bolívar na noite de ontem foi a venezuelana Dayana Mendoza, 22, atual miss Universo, que em março causou polêmica ao comentar que havia achado "incrível" a base naval e centro de detenção de suspeitos de terrorismo de Guantánamo, em Cuba. "Visitamos os campos de detentos e vimos as prisões, onde tomam banho, como se divertem com filmes, aulas de arte, livros", afirmou na ocasião.

 
2ª colocada

Pai da candidata que era considerada favorita ao título --a mineira Rayanne Morais, 20--, o empresário Carlos Magno, 49, explicou que a filha recebeu treinamento intensivo para a disputa. "Ela ganhou dez títulos em três anos", afirmou. Ontem, a moça foi a finalista eleita por votação popular.
 
Foto: Divulgação/ Bruno Miranda/ Na Lata

Larissa (esq.) ao lado de Rayanne Morais, Miss Minas Gerais, que ficou em segundo lugar no concurso nacional

Após o anúncio da vencedora, a mineira chegou a derramar algumas lágrimas, mas afirmou que "de forma alguma" lamentava a segunda colocação. "Agora vou me preparar para representar o Brasil no Japão", disse --o país asiático sedia o Miss Beleza Internacional, disputa que já teve como representante brasileira a global Grazi Massafera, em 2004.

Também havia choro no lado da vencedora. A mãe, Kátia Santos, novamente falava ao celular, desta vez emocionada. "Foi um grande presente de Dia das Mães. Minha filha mostrou que mulher bonita não tem que ser burra", disse, explicando que Larissa é pedagoga e que só aceitou participar do concurso quando já estava formada. "Isso é o que faz a beleza dela ficar maior", elogiava. No concurso estadual, a miss representou a cidade de São Gonçalo do Amarante, apesar de ser natalense, pois perdeu a eleição na capital.

O noivo da nova miss Brasil, o engenheiro civil Heitor Dias, 38, disse não temer pelo futuro do relacionamento após a vitória de Larissa: "Se ela gosta de mim, vai ficar comigo". Os dois estão noivos há um ano, mas, pelo regulamento, a miss Brasil não pode casar durante o reinado.


Biquíni

Outra nordestina que se destacou foi a cearense Khrisley Karlen Gonçalves da Silva, 23, que impressionou no desfile de biquíni com a silhueta esguia de 1,80 m de altura. "Ceará tem o corpo!", "É a miss Universo!", gritava a animada torcida da candidata, que terminou na quinta colocação. Em quarto lugar ficou a representante do Pará, Rayana de Carvalho Brêda, 19, e em terceiro, a miss Distrito Federal, Denise Ribeiro Aliceral, 18.

Após entregar a faixa, a vencedora de 2008, Natália Anderle, disse não estar triste com o fim do reinado: "Eu já havia me preparado bastante para isso. Eu sei que outra menina precisa também realizar o sonho de se tornar a miss Brasil", afirmou. "Ser miss é um momento mágico que remete aos contos de fadas", disse, explicando a longevidade do concurso, que existe desde 1954.

O coreógrafo do concurso foi o americano Scott Grossman, que trabalhou nos filmes "Miss Simpatia", com Sandra Bullock, e "O Diário da Princesa", com Anne Hathaway, e ainda no Miss Universo. Para ele, o diferencial das misses brasileiras é que elas são "apaixonadas pela coroa".

Além da coroa, a nova Miss Brasil sai da disputa com R$ 200 mil em contratos, entre outros prêmios. Ela terá a chance de defender o país no Miss Universo no dia 23 de agosto --o concurso ocorre nas Bahamas, também com transmissão pela Band.

Duas brasileiras já conquistaram o título de miss Universo: a gaúcha Ieda Maria Vargas, em 1963, e a baiana Marta Vasconcelos, em 1968.

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: