Cidadeverde.com

Inscrições para bolsas vitalícias de Cultura terminam dia 20

Imprimir

Até o  próximo sábado (20) estão abertas as inscrições no Registro do Patrimônio Vivo do Estado do Piauí (RPV-PI), uma bolsa vitalícia para "fazedores de cultura" no estado. Ao todo, o edital Mestre Severo,  disponibiliza 30 vagas, sendo 27 para pessoas físicas  e três grupos com ou sem personalidade jurídica, com valores de R$ 1.100 e R$ 2.200, respectivamente. O conselheiro estadual de Cultura, Gilson Caland, destaca que uma das novidades da seleção é que o próprio artista que vai concorrer a uma das vagas pode autoindicar-se. (acesse o edital)

"A própria pessoa pode se autoindicar desde que se reconheça dentro dos critérios. Existem muitas pessoas do interior do estado que mantêm samba de roda, danças, capoeiras, artesanatos e outros fazeres culturais. Podem ser grupos registrados oficialmente com CNPJ ou que sejam reconhecidos pela sociedade na sua atuação naquele fazer cultural", explica Caland.

O "fazer artístico" pode  ser comprovado, por exemplo, por meio de fotos, registros em jornal, cartazes. Entre os critérios exigidos para pessoa física estão comprovada participação em atividades culturais há mais de 20 anos, contados da data do pedido de inscrição, estar capacitada a transmitir seus conhecimentos ou suas técnicas a alunos ou a aprendizes, entre outros; 

O Registro do Patrimônio Vivo do Estado do Piauí é uma lei instituída em 2008, aprovada pela Assembleia Legislativa do Piauí, mas só em novembro de 2021 foi sancionada pela governadora em exercício, à época, Regina Sousa.

 

Graciane Araújo
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais