Cidadeverde.com

Ferrari convoca direção para discutir futuro na F1

Imprimir

A Ferrari vai realizar uma reunião de sua diretoria em Maranello, nesta terça-feira (12). Temas como a performance da equipe durante o primeiro trimestre de 2009, a atual situação da F1 e o futuro da categoria estarão na agenda do encontro. À primeira vista, não passa de um encontro rotineiro da cúpula da empresa, mas as recentes posições da Red Bull e da Toyota, que ameaçaram deixar o esporte por causa do regulamento de 2010, fazem com que não seja descartada a hipótese da discussão de uma reação do time italiano às novas medidas da FIA.

Recentemente, durante troca de farpas pela imprensa, Max Mosley afirmou que a F1 pode sobreviver sem a Ferrari. A declaração foi uma resposta às críticas de Luca di Montezemolo à introdução de um teto orçamentário na categoria. No ano que vem, as equipes que seguirem o limite de gastos de £ 40 milhões (R$ 129 mi) vão ter benefícios técnicos. Tal regra despertou dúvidas na Red Bull e na Toyota sobre a continuidade de ambas no campeonato.

Para a equipe japonesa, falta clareza ao novo regulamento. Já a RBR garantiu que não vai disputar a temporada 2010 se as regras não forem alteradas. "E acho que os times oficiais também não. Então, talvez apenas duas ou três equipes que existam hoje confirmem suas inscrições", disse Dietrich Mateschitz, dono da Red Bull e da Toro Rosso, ao jornal "Salzburger Nachrichten" desta segunda-feira (11).

De acordo com o site da revista inglesa "Autosport", a Fota (Associação de Equipes de F1) quer definir o futuro da categoria em uma reunião com Mosley antes do GP de Mônaco, que acontece no dia 24 deste mês. Caso nenhum acordo seja feito, é provável que os cinco times bancados por montadoras — Ferrari, McLaren, BMW Sauber, Renault e Toyota —, além de Red Bull e Toro Rosso, não façam sua inscrição para 2010. Com isso, apenas Williams, Brawn e Force India teriam participação confirmada.

Além da questão envolvendo o limite orçamentário, a Fota também quer mudar a maneira como a FIA tem alterado as regras do esporte sem consultar a entidade. Um artigo do regulamento esportivo do próximo ano diz que as mudanças feitas pela federação só serão discutidas em reuniões do Conselho Mundial e após a apresentação do regulamento — contrariando o poder de veto que a Fota tem hoje, e que foi utilizado na situação envolvendo a mudança do sistema de pontuação antes do campeonato.
 
 
Fonte: IG
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: