Cidadeverde.com

Feira da Agricultura Familiar acontece de 26 a 28 de agosto

Imprimir

Feira da Agricultura Familiar continua passando por todo o Piauí! A próxima parada, é na cidade de Água Branca, localizada na região do médio parnaíba do estado. A primeira edição do evento na região, promete aquecer a economia local nesses 3 dias de feira (26,27 e 28 de agosto) que vai contar com a participação de quase oitenta produtores da região. 

A abertura oficial da feira, vai acontecer nessa sexta-feira (26.08.22 às 17h). Durante o evento, visitantes vão ter a oportunidade de ver de perto a força da agricultura familiar da região e aproveitar gratuitamente todos os espaços da feira que traz também vendas de diversos produtos, stands de exposição, culinária regional, arte e cultura e muito mais! 

A Feira da Agricultura Familiar é executada pelo Governo do Estado do Piauí, através do Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural do Piauí (Emater-PI), em parceria com a Prefeitura Municipal de Água Branca, Secretaria Municipal de Agricultura e Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Água Branca. 

O principal objetivo é promover, incentivar e divulgar a produção de pequenos e médios produtores rurais do estado, fortalecendo e contribuindo para o desenvolvimento local e regional da agricultura familiar. 

O projeto iniciado em 2022, vai acontecer anualmente nas principais cidades do Piauí com um papel importante na cooperação entre os agricultores, consumidores, instituições e poder público, buscando a valorização do produtor e da produção agrícola local, mostrando a importância da sua realização como forma de identidade e fortalecimento comercial. 

A Feira da Agricultura Familiar leva também a oportunidade para que os consumidores tenham acesso a produtos diversos e alimentos saudáveis e com procedência conhecida. O evento também incentiva a cultura regional levando artistas locais e nacionais.  

A perspectiva dos organizadores é que, com o passar dos anos, sejam aumentados o número de expositores e produtos oferecidos. Para o diretor-geral do Emater, Leonardo Nogueira, o evento é uma oportunidade que dá voz e vez, ao pequeno agricultor que antes, não tinha aonde expor e vender seus produtos. 

“Por onde passamos, vimos a satisfação dos nossos pequenos e médios produtores que nunca tiveram uma oportunidade como essa de vender e divulgar suas produções. Além disso, existe durante o evento, a integração das famílias agrícolas com os moradores e comerciantes de cada cidade, surgindo assim oportunidades de negócios e grandes parcerias”, disse Leonardo Nogueira.  

As edições da Feira da Agricultura Familiar vem sendo motivo de comemoração principalmente para os produtores rurais que, além de expor, conseguem comercializar os produtos. Este ano o evento aconteceu nas cidades de Várzea Grande, Valença, Oeiras, e em Teresina nos bairros Poty Velho (zona norte) e Dirceu Arcoverde (zona sudeste). 

O objetivo do Emater, é levar a feira para todo o estado, dando a mesma oportunidade para todas as pessoas que dependem da agricultura familiar no Piauí.

Da Redação

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais