Cidadeverde.com

Como fazer a revisão correta de um serviço de VPN atualmente?

Imprimir
Foto: Pixabay 
Se você chegou até este texto, com certeza tem algum interesse em VPNs e talvez tenha até usado um serviço deste tipo recentemente – caso tenha clicado por curiosidade no tema, te explicaremos brevemente do que se trata no parágrafo a seguir.
 
Resumindo, VPNs são serviços que permitem aos seus usuários navegarem de forma mais segura pela internet ao camuflar suas informações, protegendo-as de pessoas indesejadas e outros riscos relacionados à segurança online. Existem diversos prestadores deste serviço disponíveis no mercado, entre gratuitos e pagos, cada um com suas características, mas aí você pode se perguntar, como escolher o serviço adequado para mim ou recomendar o mais apropriado para cada perfil de cliente?
 
Há diversos pontos bastante específicos a serem consideradas na hora de fazer uma revisão de VPN, tema sobre o qual iremos falar pelos próximos momentos de forma a ajudar nossos leitores a entenderem o que deve ser levado em conta na avaliação deste tipo de produto.
 
Antes de mais nada – o que é uma revisão?
 
Uma revisão adequada de VPN deve contemplar os elementos fundamentais que compõem um bom serviço (ou que fazem deste uma péssima escolha para o usuário final), com base em parâmetros bem definidos que determinarão se o serviço em questão vale à pena de ser usado ou se deve levar seu dinheiro para outro lugar.
 
O que buscar ao avaliar uma VPN?
 
Em primeiro lugar, deve-se buscar entender o que aquele provedor de serviço oferece e que se destaca em relação aos seus competidores – 
  • Ele promete maior segurança
  • Criptografia de ponta? 
  • Melhores velocidades de conexão? 
 
Podemos pensar ainda em itens mais exclusivos, como bloqueio de anúncios e proteção contra malwares, ou quem sabe um código próprio de criptografia. Importante levar em consideração os países em que o serviço opera e o seu número de servidores também.
 
Outros pontos a serem considerados: o quão fácil é se cadastrar e começar a utilizar o serviço, se há a necessidade de instalação de software ou hardware específico, a velocidade de conexão oferecida, a tecnologia de criptografia utilizada e como esta é implementada de forma a garantir a privacidade e se segurança de seus usuários. Já que tocamos no tema privacidade, cabe notar que cada provedor conta com políticas próprias nesse sentido, então com certeza vale à pena perder um tempinho lendo a documentação fornecida.
  • Estão disponíveis 24 horas por dia, sete dias por semana ou apenas em horários predeterminados? 
  • O quão interessada no tema é a equipe? 
  • Conta com gente realmente disposta a resolver seu problema ou dedicam-se apenas a te empurrar cada vez mais produtos e funcionalidades?
 
Questões menores a serem consideradas, mas não menos importantes
 
Pense também no suporte ao cliente, caso você venha a ter qualquer problema – E claro, há de se considerar informações a respeito do preço do serviço, formas de pagamento, reembolso em caso de arrependimento, a disponibilidade de planos gratuitos ou para avaliação da VPN, e também, claro, se o preço cobrado pelo provedor faz sentido considerando o que é oferecido e todas as opções disponíveis no mercado atualmente.
 
Conclusão
 
Claro que não existe um único serviço que atenda a tudo que discutimos ao longo deste texto, mas ao reunir todas estas informações, certamente fica mais fácil optar por aquilo que faça mais sentido para você no final das contas.
 
 
 
 
 
Da Redação
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais