Cidadeverde.com

Poeta João Henrique Vieira realiza sarau “Palavra em Torto Canto” neste sábado (27)

Imprimir

Foto: Ascom

O produtor cultural e escritor João Henrique Vieira apresenta o Sarau Palavra em Torto Canto, neste sábado (27/08), no Sesc Cajuína, às 18h. Na programação terá Bate-papo + Sarau + Sonoridades, com poetas convidados que apresentarão leituras e performances poéticas sonoras dentro do Projeto Arte da Palavra 2022 – Circuito Oralidades.

“Meu trabalho literário e minha produção cultural refletem a poesia, a cultura e a educação são trincheiras de resistência. Temas da atualidade, do social ao íntimo particular. Trabalho e busco o coletivo, o público e o democrático. Levar a palavra, a poesia ao ouvido e ao encontro das pessoas na praça, em projetos audiovisuais poéticos e coletivos. Esse sarau no Arte da Palavra traz um pouco disso, um encontro de poetas para celebrar a palavra dita, sussurrada, quase cantada como tenho feito pela cidade”, diz João Henrique Vieira.

Para essa apresentação, João Henrique Vieira convida o poeta, editor e professor Demetrios Galvão para um bate-papo com o título “Habitar a palavra e esticar o mundo”. Demetrios é autor dos livros de poemas Fractais Semióticos (2005), Insólito (2011), Bifurcações (2014), O Avesso da Lâmpada (2017), Reabitar (2019) e do objeto poético Capsular (2015). Tem poemas publicados em diversas antologias e em revistas literárias e é coeditor da revista Acrobata, em atividade desde 2013.

Nas bases sonoras o Sarau Palavra em Torto Canto terá o acompanhamento sonoro do músico instrumentista Sandro Sertão. O músico tem um trabalho consolidado na cena autoral teresinense. Já tocou em bandas como Clínica Tobias Blues, Modstock, entre outros trabalhos. Atualmente, Sandro Sertão faz um trabalho instrumental definido como "ambient lofi music", influenciado por sintetizadores e a estética synthwave. Um som reflexivo e futurista. Uma trilha sonora exótica e perfeita para "background" e literalmente viajar. Sandro Sertão irá encerar o sarau apresentando seu mais recente trabalho instrumental, intitulado Izakaya.

Natural de Teresina, João Henrique Vieira é produtor cultural independente, escritor e jornalista. Já foi presidente do Conselho Municipal de Política Cultural de Teresina e conselheiro titular representante do segmento de Literatura (2020/2022). É idealizador da marca Tensão, Tesão & Criação, pela qual realiza projetos como o Roda de Poesia (2015/2019), Bloco de Carnaval (2020) e Série Poética Tensão, Tesão & Criação (2021) – projetos independentes que trabalham a poesia contemporânea piauiense e a valorização e revitalização do Centro Histórico de Teresina.

O autor já publicou textos em revistas como Academia Onírica, Mallarmargens, Revista Garupa, jornal O Relevo e outros. Lançou de forma independente o livro de poemas “Olá, meu caro” (2010), e finaliza dois outros livros de poemas, “Um bicho que sorria na fotografia”, e “Torto”. Atua principalmente no campo poético como uma trincheira de resistência social e artística.


Da Redação
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais