Cidadeverde.com

Inovações tecnológicas impulsionam o agronegócio no Piauí

Imprimir

As inovações do agronegócio permitem aumentar a produtividade e a rentabilidade no campo, afinal a população mundial caminha para atingir mais de 10 milhões de pessoas em 2050. A agricultura é uma das principais atividades econômicas no mundo. Sua prática é estratégica para assegurar a disponibilidade de alimentos dos países, além de garantir renda para milhões de pessoas.
 
Segundo a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), vinculada ao Ministério da Agricultura, destaca que o Brasil ocupa o quarto lugar no ranking mundial de exportação de produtos agropecuários. Dentre as invasões tecnológicas que, aos poucos, revolucionam o trabalho do produtor rural, a inteligência artificial ganha mais destaque no cenário nacional e regional.
 
O Piauí teve a primeira fazenda a utilizar o 5G para benefício do agronegócio. Essa tecnologia poderá ampliar o uso de inteligência artificial, pois o sinal vai permitir um monitoramento mais preciso do maquinário agrícola, que deverá operar com mais eficiência. A Fazenda Ipê fica localizada no município de Baixa Grande do Ribeiro e deve oferecer a alta capacidade de transferência de dados e de velocidade de internet superiores às do 4G.
 
Segundo o engenheiro agrônomo e associado do MOVE Rafael Maschio, as novas tecnologias no setor agropecuário vieram para otimizar a produção de alimentos. “As inovações tecnológicas, os avanços na ciência, da pesquisa do setor agropecuário do Brasil e do Piauí já são responsáveis por ter impulsionado muito a produtividade de grãos, especificamente no estado, se olharmos para trás, em média de 20 a 30 anos, a produtividade média de grãos, especialmente de soja e milho, praticamente triplicou com essas inovações. Por exemplo, temos a agricultura de precisão que faz um detalhamento de toda a área dos talhões, dos aspectos de solo e planta, de produtividade para melhorar a eficiência produtiva das fazendas. Essas melhorias certamente continuarão impulsionando muito”, destaca Rafael Maschio.

Da Redação

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais