Cidadeverde.com
Cidades

Inmet emite alerta de baixa umidade para 184 municípios do Piauí; confira

Imprimir

Foto: Renato Andrade/Cidadeverde

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) informou que o Piauí está com alerta amarelo de baixa umidade em 184 municípios nesta sexta-feira (2).

Entre os municípios nessa área são: Acauã, Alto Longá, Altos, Bela Vista do Piauí, Bom Jesus, Beneditinos, Coivaras, Caridade do Piauí, Dirceu Arcoverde, Dom Expedito Lopes, Floriano, Inhuma, Jaicós, Júlio Borges, Monsenhor Gil, Nazária, Teresina, Oeiras, entre outros.

Os municípios que estão na área do alerta amarelo, a umidade relativa do ar vai ficar variando entre 30% e 20%, com risco baixo de incêndios florestais e à saúde. O ideal, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), é que a umidade fique entre 40% a 70%.

Com a baixa umidade, a recomendação é para que se beba bastante líquido, evite desgaste físico nas horas mais secas e evite exposição ao sol nas horas mais quentes do dia.

Foto: Inmet

Atenção com aumento no consumo de energia

Com a chegada do B-R-O- BRÓ, a Equatorial do Piauí alertou sobre o aumento no consumo de energia nesse período, quando são registradas altas temperaturas no estado.

O Gerente de Relacionamento com o Cliente, Luiz Carlos Cardoso, afirmou que as pessoas devem ficar atentas para evitar um aumento na conta de energia. “É fundamental que as pessoas redobrem o cuidado e evitem as situações que parecem sem importância, mas que geram desperdícios. Então, algumas dicas contribuem para que no final do mês você não tenha tanta surpresa com o valor da fatura de energia elétrica. Por exemplo, ao sair do ambiente, procure sempre desligar o ventilador, climatizador ou ar condicionado, isso evita o desperdício de energia elétrica”, reforça Luiz Carlos.

Nesse período, pequenas atitudes podem fazer uma grande diferença, entre elas:

  • A hidratação é fundamental em tempos de B-R-O BRÓ.  Logo, o abre e fecha das geladeiras aumenta. Uma medida interessante é deixar um litro com água e gelo fora da geladeira. Além de ser uma alternativa para um dos maiores vilões da economia, a medida ajuda a conservar a borracha de vedação da sua geladeira;
  • Quando for em busca de algum alimento na geladeira ou freezer, já tenha em mente o que deseja. Dessa forma, evita-se o gasto de energia pela porta do equipamento aberta por um longo tempo;
  • Ao adquirir novos aparelhos eletrodomésticos, observar se possuem o selo Procel A de eficiência energética;
  • Para o ar condicionado, a temperatura ideal é de 23 graus, pois o compressor consome menos energia e o conforto ainda é mantido;
  • Uma boa prática a ser incorporada no cotidiano é fazer o uso intercalado do ar condicionado com o ventilador em dias menos quentes, pois ventiladores consomem bem menos energia;
  • Em ambientes naturalmente iluminados, evite acender luzes e dê preferência por lugares com janelas amplas e paredes claras.

 


Bárbara Rodrigues
[email protected]

Imprimir