Cidadeverde.com

B-R-O-Bró inicia com 15 focos de incêndio em um único dia em Picos

Imprimir

Foto: Paula Monize - Cidadeverde.com/picos

O mês de setembro começou com temperaturas elevadas e com registro alarmante de focos de incêndios no município de Picos. Em 24 horas, na passagem de quinta-feira (01) para sexta-feira (02) a Companhia Destacada do Corpo de Bombeiros registrou 15 ocorrências de fogo em vegetação.

O número é mais que o dobro registrado no período de janeiro à julho deste ano, onde foram notificadas 7 ocorrências desta natureza.

Segundo o Corpo de Bombeiros, os focos atingiram áreas dos bairros Ipueiras, Pantanal, Parque de Exposição e Junco. Na zona rural também houveram registros na comunidade Aroeiras do Matadouro.

O comandante da Companhia de Picos, tenente Rangel, orienta a população para evitar a prática de atear fogo que oferece inúmeros danos à comunidade e ao meio ambiente.

"Em um único bairro tivemos vários focos de fogo espalhados e isso mostra a despreocupação dos incendiários. Muitas pessoas vendo que está tendo em outros bairros aproveitam para queimar. A orientação é que evitem essa prática de qualquer queima para limpeza de terrenos e lixo, pois mesmo controlado a fumaça do incêndio causará doenças e transtornos à população próxima, bem como ao meio ambiente. Quando não controlado se propagará para outros locais indesejados, como casas, prédios, causando prejuízos enormes", frisou.

Tenente Rangel ainda reforça que colocar fogo no mato é crime ambiental e a população pode ajudar denunciando os incendiários.

"Quando se deparar com alguém realizando queima em vegetação ou lixo, tire fotos, faça vídeos e ligue para a Polícia Militar para tentar pegar o incendiário em flagrante. Pode realizar também um Boletim de Ocorrência na Polícia Civil e denunciar aos órgãos ambientais do município para que se tome as providências de fiscalização. Já para apagar incêndio ligue para o Corpo de Bombeiros através do 193, que estamos à postos 24 horas por dia, 7 dias da semana para atender", disse o comandante.

Prevenção 

O  Corpo de Bombeiros orienta que para prevenir danos, deve-se manter os arredores da residência sempre limpa de vegetação contínua, para que em caso de incêndio a casa não seja atingida. 

A mesma orientação vale para terrenos e roças, sempre manter seus limites com aceiros, para que em caso de incêndio em local adjacente as chamas não se propaguem pela propriedade.

 

 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais