Cidadeverde.com

Carroceiros fecham avenida Castelo Branco em protesto contra projeto de lei

Imprimir
  • carroceiros_11.jpg Renato Andrade/Cidadeverde
  • carroceiros_12.jpg Renato Andrade/Cidadeverde
  • carroceiros_13.jpg Renato Andrade/Cidadeverde
  • carroceiros_14.jpg Renato Andrade/Cidadeverde
  • carroceiros_10.jpg Renato Andrade/Cidadeverde
  • tina.jpg Renato Andrade/Cidadeverde
  • carorcersn_22.jpg Renato Andrade/Cidadeverde
  • carroceiros_1.jpg Renato Andrade/Cidadeverde
  • carroceiros_2.jpg Renato Andrade/Cidadeverde
  • carroceiros_3.jpg Renato Andrade/Cidadeverde
  • carroceiros_4.jpg Renato Andrade/Cidadeverde
  • carroceiros_5.jpg Renato Andrade/Cidadeverde
  • carroceiros_17.jpg Renato Andrade/Cidadeverde
  • carroceiros_9.jpg Renato Andrade/Cidadeverde
  • carroceiros_1_022.jpg Renato Andrade/Cidadeverde

Um grupo de carroceiros fechou a Avenida Marechal Castelo Branco, em frente à Câmara de Teresina, em protesto contra um projeto de lei da vereadora que prevê o fim das carroças em Teresina. O projeto, de autoria da vereadora Thanandra Sarapatinhas, foi protocolado na última quinta-feira (01) e deve ser lido em plenário na sessão de hoje. 

As duas vias da avenida Marechal estão interditadas e carroceiros queimam pneus e galhos de árvores em manifestação.

Hemerson Duarte trabalha como carroceiro há quatro anos e, segundo ele, o projeto da vereadora prejudica toda a categoria por causa de casos pontuais de maus tratos. 

“Ela fala se questão de maus tratos. Tem muitos carroceiros que fazem isso e abandonam os animais, ela não mente nessa parte. Mas a questão é montar um órgãos para fiscalizar e punir aqueles que fazem esse tipo de coisa”, defende Hemerson Duarte. 

O carroceiro pontuou ainda que a intenção da manifestação é impedir que o projeto seja aprovado em plenário, mesmo com a intenção de implantação gradual e destinando empregos aos carroceiros. 

“A gente vive disso. Muitos dos carroceiros não sabem nem pegar em uma caneta. Qual emprego ela vai dar? O que ela quer fazer com a gente?”, questionou o carroceiro. 

Tina Lima, presidente da Associação de Carroceiros de Teresina, informou ao Cidadeverde.com que hoje a cidade tem 2.234 carroceiros regularizados e com matrícula.

Segundo a presidente, os trabalhadores sofrem com o projeto devido à falta de perspectiva que se apresenta em frente a proposta da vereadora.  “Afeta em tudo. Como eles vão sobreviver? Se eles saem para ganhar o almoço? Saem de manhã e chegam na hora do almoço. Ele ganham por dia. Não tem uma quantia fixa por dia”, ressaltou Tina Lima. 

Sobre a denúncia da vereadora de que os animais são maltratados pelo carroceiros, a associação afirma que a informação não procede e que a vereadora mente quanto fala nesse assunto. 

“A Prefeitura recolhe os animais da rua e ficam sendo maltratados. Carroceiro nenhum joga animal fora. É mentira dela. Disse que carroceiros ameaçaram ela. Ela pode vir para cá. Não tem bandido. Ela só trabalha com mentira. Aqui só tem ser humano e pai de família”, completou Tina Lima.

O grupo de cachorreiro aguarda, enquanto manifesta em frente à Câmara, um posicionamento contrário dos vereadores em frente ao projeto de Thanandra. 

Equipes do Corpo de Bombeiros, STRANS e da Polícia Militar estão no local para acompanhar a manifestação que segue até o momento sem tumulto.

Vereadora se manifesta

A vereadora Thanandra Sarapatinhas endossou que o projeto não visa acabar com as famílias de carroceiros, mas ajudar os pais de família e principalmente os animais que, segundo ela, não tinham alguém para representar eles e agora têm. 

“Não é justo os animais serem explorados a vida inteira, não terem medicamentos, sem remédios de verme, e na hora que eles mais precisam, os carroceiros abandonam. Estou acostumada a receber milhares de pedidos de resgate no meu Instagram e eu não dou conta. Não tenho como salvar o mundo sozinha”, destacou a vereadora. 

Segundo a parlamentar, os carroceiros não ficarão sem auxílio do Poder Público. Alguns devem ser remanejados para CTA, reciclagem e, de acordo com a vereadora, aqueles que não quiserem, receberão motos caçambas acopladas para trabalharem. 

“Eu quero acabar com a profissão de carroceiro. Mas não para deixar eles passando fome. Vão ter um emprego melhor e principalmente os animais. Eles maltratam sim os animais. Trouxeram os animais mais bonitinhos para a manifestação. Vejo todo dia cavalo magro, com olho vazado”, acrescentou a vereadora.

Projeto

A proposta da vereadora proíbe o uso de animais para tração em Teresina e determina que a Secretaria de Meio Ambiente (Seman) e o Centro de Zoonoses realizem um cadastro para reinserir os chamados, “carroceiros”, em outras profissões vigentes na cidade.

O projeto estabelece ainda que a Prefeitura de Teresina faça a doação de bicicleta de carga ou qualquer outro veículo similar acoplado a uma caçamba de baixo custo e de simples manutenção para os carroceiros cadastrados. O prazo para o direcionamento dos condutores e à inserção no mercado de trabalho é de um ano. 

O indicativo de Projeto de Lei da vereadora Thanandra Sarapatinhas (Patriotas) foi lido em plenário na Câmara. Agora, a matéria segue para a Prefeitura de Teresina como uma sugestão. Fica a critério do prefeito Dr Pessoa decidir se encaminha para tramitar nas comissões na Câmara de Teresina.

 

Flash Nataniel Lima
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais