Cidadeverde.com

Comarcas do Piauí contam com Salas de Depoimento Especial

Imprimir

O corregedor-geral da Justiça do Estado do Piauí, desembargador Fernando Lopes, entregou, nesta terça- feira (13), a sala do Serviço Integrado Multidisciplinar (SIM) da comarca de Pedro II. O SIM presta atendimento multidisciplinar, no âmbito do Primeiro Grau de jurisdição, à criança, à mulher e aos idosos em situação de vulnerabilidade, inclusive oferecendo o serviço de Depoimento Especial. Assim, chega a 26 o número de comarcas do Piauí que contam com Sala de Depoimento Especial.

O Serviço Integrado Multidisciplinar presta serviços por meio da atuação de profissionais especializados nas áreas psicossocial, jurídica e de saúde, no intuito de restaurar a integridade e a dignidade dessas pessoas. Nas Salas de Depoimento Especial, a proposta do atendimento humanizado é fazer com que a vítima não reviva os momentos traumáticos vivenciados, evitando a revitimização da criança e do adolescente. Esses espaços servem também para que a Justiça possa melhorar a qualidade da coleta desses depoimentos, facilitando, assim, a celeridade e resolutividade desses casos.

O juiz titular da 1ª Vara da comarca de Pedro II, Kildary Louchard, agradeceu à Corregedoria pela implantação do SIM e falou sobre a importância desse equipamento para a humanização do acesso à Justiça. O juiz Diego Melo de Almeida, da 2ª Vara da comarca de Pedro II, que atua na seara criminal, destacou os desafios do atendimento a crianças e adolescentes vítimas de violência e declarou que o SIM e a Sala de Depoimento Especial trarão mais dignidade à população atendida.

Representante da prefeita de Pedro II, Elisabete Brandão, a procuradora-geral do município, Isabel Caroline Coelho Rodrigues, afirmou que a Prefeitura está à disposição para a efetivação desse importante serviço à população pedrossegundense.

“Temos a ambiciosa meta de chegar, até o fim da nossa gestão, a 75% de comarcas com a Sala de Depoimento Especial, o que totaliza 47. Estamos hoje atingindo as 26 Salas entregues. Isso é motivo de orgulho e reforça nosso compromisso de levar esse serviço tão importante ao maior número possível de comarcas”, afirmou o corregedor-geral da Justiça do Estado do Piauí, desembargador Fernando Lopes.

Certificados
Ainda durante a solenidade, houve a entrega dos Selos 100% Digital à 2ª Vara e ao Juizado Especial Cível Criminal (JECC) da comarca de Pedro II. O JECC também recebeu o Certificado de Tramitação Única no PJe.

Da Redação

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais