Cidadeverde.com

169 anos de União: Prefeitura inaugura novo centro cirúrgico e mais 45 obras em celebração ao aniversário do município

Imprimir
  • uniao51.jpg Ascom
  • uniao41.jpg Ascom
  • uniao31.jpg Ascom
  • uniao21.jpg Ascom
  • uniao11.jpg Ascom
  • uniao10.jpg Ascom
  • uniao9.jpg Ascom
  • uniao8.jpg Ascom
  • uniao7.jpg Ascom
  • uniao6.jpg Ascom
  • uniao5.jpg Ascom
  • uniao4.jpg Ascom
  • uniao3.jpg Ascom
  • uniao2.jpg Ascom
  • uniao1.jpg Ascom

O prefeito de União, Gustavo Medeiros, encerrou a programação de aniversário de 169 anos do município com a inauguração do novo centro cirúrgico do Hospital Dr. José da Rocha Furtado nesta quarta-feira, 21. Ainda na noite de encerramento, os unionenses celebraram a aquisição de uma ambulância para atendimento do Programa Saúde da Família (PSF) e a implantação da rede abastecimento de água no Povoado Novo Nilo, zona rural de União.

O ministro-chefe da Casa Civil, Ciro Nogueira e o deputado federal Átila Lira estiveram presentes no evento de encerramento das comemorações dos 169 anos do município, em que foram entregues 46 obras, de 12 a 21 de setembro.

De acordo com o prefeito, os ambulatórios do hospital foram completamente climatizados e darão mais conforto aos pacientes. As duas novas salas cirúrgicas foram aparelhadas, e o local contará ainda com um posto de enfermagem e sala de observação com quatro leitos.

O Centro Cirúrgico Raimundo Nonato do Rêgo Medeiros foi construído e inaugurado pelo prefeito Gustavo Medeiros, em 2016, mas sofreu com a falta de manutenção nos últimos anos e foi recuperado após o retorno do gestor à prefeitura.

"Hoje nós estamos nos libertando do tormento pela qual passamos. Essa semana em que estamos entregando obras, não tem felicidade maior para a população e nós sentimos isso nos cumprimentos que recebemos em cada casa. Estamos hoje, com um esforço grande e apoio dos nossos representantes, o deputado Átila Lira e o ministro Ciro Nogueira. Graças a eles, nós vamos receber ainda mais uma ambulância do Samu. Tenho certeza que nós vamos fazer aqui cada vez mais cirurgias", declarou o prefeito Gustavo Medeiros em pronunciamento à população local.

Além do centro cirúrgico, União recebeu uma nova ambulância para o atendimento do Programa Saúde da Família (PSF) na região do Novo Nilo II e uma van para transporte de pacientes. Ela se soma a outra adquirida no dia 2 de setembro, esta voltada ao Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), ampliando ainda mais a cobertura de atendimentos e possibilidade de transporte de pacientes.

"Me doía ter uma obra dessas paralisada. Poderia ter salvado vidas. Eu tenho um carinho enorme e dedico o que eu posso por essa cidade. Temos que ter uma gestão eficiente e colocar as pessoas acima dos interesses políticos, que é o que não acontece no Piauí. É isso que temos que levar. Gestão, investimentos e mudar a realidade do Piauí. Vocês fizeram uma grande escolha em trazer de volta o Gustavo à prefeitura, e estamos agora colhendo os frutos", frisou Ciro Nogueira durante o evento.

Os primeiros procedimentos no novo centro cirúrgico do Hospital José da Rocha Furtado serão histerectomia, laqueadura de trompas, vesícula e hérnia, que devem ser realizados a partir desta quinta-feira, 22. Os pacientes são oriundos da fila de marcação estadual de consultas de regulação para Teresina.

"O centro cirúrgico estava fechado e estamos conseguindo reabrir com apoio da prefeitura e vai começar com cirurgias gerais. Vamos começar com cirurgias mais simples. Existe conversas avançadas do prefeito com outros médicos para fazermos outras especialidades", destacou Danilo Soares, diretor do hospital.

"É uma conquista tremenda, uma satisfação gigante a gente poder, depois de 11 anos do centro desativado, o centro cirúrgico foi construído em 2016, na gestão do prefeito Gustavo Medeiros, e ficou quatro anos de total descaso e negligência com esse tipo de assistência na gestão subsequente. É com muita satisfação que a gente o reinaugura", finalizou Elaine Melo, secretária municipal de saúde.

Rede abastecimento de água no Povoado Novo Nilo 

Ainda na noite de quarta-feira, 21, o prefeito Gustavo Medeiros inaugurou a rede de abastecimento de água potável no povoado Novo Nilo, localizado a cerca de 25km do Centro de União, melhorando a vida de mais de 600 famílias da região.

A ordem de serviço para a implantação, captação e tratamento de água do sistema de abastecimento do Novo Nilo foi assinada em fevereiro de 2022, com investimentos de aproximadamente de R$ 1,7 milhão.

Na prática, a obra garante a captação de água do Rio Parnaíba, e, por meio da implantação de uma adutora, a água é escoada e transportada por conduto forçado até a estação de tratamento e término no reservatório, que fará a distribuição para as casas das famílias.

“Muito emocionante ver um sonho sendo realizado. Grande conquista do povo de Novo Nilo, que agora pode consumir água tratada. É uma obra que beneficia diretamente na qualidade de vida e saúde de cada pessoa que vive no povoado”, destacou Gustavo Medeiros.

169 anos de União

As inaugurações fizeram parte de um pacote de obras inauguradas pelo prefeito Gustavo Medeiros, desde o dia 12 de setembro, em comemoração aos 169 anos de União. Ao todo, 46 intervenções na cidade foram entregues nas áreas de saúde, educação, esporte, mobilidade urbana, entre outras.

 

Da Redação
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais