Cidadeverde.com

Santos sonha com a contratação do técnico Marcelo Bielsa para 2023

Imprimir

O Santos sonha com a contratação de Marcelo Bielsa para 2023. O presidente Andres Rueda sabe da dificuldade, mas fala diretamente com o técnico argentino e está disposto a aceitar as várias condições impostas por ele.

Para não iludir seu torcedor, o Peixe evita falar publicamente, mas, nos bastidores, admite a tentativa. Rafael Bielsa, irmão do treinador e embaixador da Argentina no Chile, confirmou ao UOL Esporte a negociação em andamento com o Santos.

Marcelo Bielsa não tem empresário e cuida sozinho do seu futuro. Em um primeiro momento, ele não descartou a possibilidade de assumir o Santos na próxima temporada e pediu várias informações a Rueda.

O presidente tenta seduzir o profissional de 67 anos com a projeção de maior investimento em reforços e a liberdade para ele cuidar de todo o departamento de futebol junto com a sua comissão técnica.

Como Bielsa pediu tempo para avaliar a possibilidade, o Santos ainda não tratou de valores de salário. Se 'El Loco' der o aval para um próximo passo na negociação, o Peixe apresentará uma proposta e está disposto a pagar bem mais do que já pagou durante a gestão de Andres Rueda.

O sonho de contratar Marcelo Bielsa, uma unanimidade na diretoria, faz o Santos atrasar a busca por um novo diretor de futebol. O Peixe não deve contratar um dirigente até saber se a possibilidade de Bielsa é real.

Enquanto isso, o interino Orlando Ribeiro ganha tempo e crescem as chances de ficar no comando até o fim do Campeonato Brasileiro.

Marcelo Bielsa está livre no mercado desde fevereiro, quando foi demitido do Leeds United (ING) após quatro temporadas.

Ele recebeu sondagens recentes e esteve perto de assumir o Athletic Bilbao (ESP). No Santos ou não, o argentino só trabalhará em 2023 e quer acompanhar com calma a Copa do Mundo.

Em 2013, o Santos esteve perto de contratar Bielsa. À época, o argentino havia deixado o Athletic e se entusiasmou com a possibilidade de assumir o Peixe.

Depois de várias rodadas de reuniões, exigências e informações minuciosas, o treinador pediu para assumir o clube só em 2014. Foi aí que as tratativas se encerraram e o destino acabou sendo o Olympique (FRA).

Marcelo Bielsa, técnico que inspirou nomes como Pep Guardiola e Jorge Sampaoli, é um adepto do futebol ofensivo acima de tudo, com troca incessante de passes e pressão no campo rival.

O sonho do Santos dirigiu as seleções da Argentina e Chile e também passou por Lille e Olympique, na França, na Lazio, da Itália, nos mexicanos Atlas e América, no Athletic, da Espanha, e Newell's Old Boy e Vélez Sarsfield, na Argentina.

OUTRO ARGENTINO EM STAND-BY

Enquanto sonha com Marcelo Bielsa, o Santos deixa Mauricio Pellegrino, ex-Vélez Sarsfield, em compasso de espera. O Peixe fez uma reunião com o argentino há mais de uma semana.

Depois desse contato inicial para conhecer mais sobre o trabalho de Pellegrino, o Santos perguntou nos últimos dias quais seriam as condições contratuais do treinador de 50 anos. Desde então, não houve novo contato.

PREOCUPAÇÃO

As pessoas próximas a Andres Rueda estão animadas com a possibilidade de Marcelo Bielsa, mas pedem para o presidente do Santos estipular um limite para essa negociação.

Para ter Bielsa em 2023, o Peixe teria que manter o interino Orlando Ribeiro até o fim do Campeonato Brasileiro e não contratar um novo diretor de futebol, já que o argentino tomaria conta do departamento.

Há no clube quem se preocupe com o momento atual, e não apenas com a próxima temporada. O Santos está na 11ª colocação do Brasileirão, com 34 pontos, e a seis pontos da zona do rebaixamento.

Por não ter uma situação tão tranquila na tabela, alguns dos dirigentes pedem para o presidente estipular uma data-limite a Marcelo Bielsa. Se o argentino não aceitar a proposta para assumir o Santos em 2023, o clube precisaria correr para trazer um dirigente.

Nas últimas semanas, Andres Rueda passou a acumular os papéis de presidente e executivo de futebol. A ideia foi revista após o técnico Lisca se demitir.

Fonte: UOL-FOLHAPRESS

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais