Cidadeverde.com

Censo 2022: IBGE vai intensificar coleta de dados aos finais de semana

Imprimir

Foto: IBGE

O IBGE informou que vai intensificar a coleta de dados para o Censo Demográfico durante os finais de semana, pois muitos moradores trabalham em horário comercial e essa é uma alternativa de conseguir falar com esse público.

Os recenseadores estarão em campo nos turnos da manhã até a noite aos finais de semana. De acordo com o órgão, durante o trabalho de coleta, se o morador não é encontrado, o recenseador deverá retornar ao domicílio, no mínimo, mais quatro vezes, sendo que uma obrigatoriamente em turno alternativo.

O procedimento padrão para quando os recenseadores não encontram os moradores no domicílio é deixar um bilhete com o contato, para que o morador possa agendar o melhor dia e horário para responder ao questionário. É possível marcar para que a entrevista seja realizada presencialmente, por telefone ou pela internet.  

O Censo

O questionário do Censo Demográfico leva, apenas, cerca de cinco minutos para ser respondido. Com os dados, será possível ter um retrato sociodemográfico atualizado de todo o país, possibilitando conhecer e intervir na realidade por meio de políticas públicas.  A coleta de dados segue até 31 de outubro.

Para identificar os recenseadores, é importante prestar atenção se estão uniformizados, se utilizam o colete do IBGE, boné do Censo, crachá de identificação e o Dispositivo Móvel de Coleta (DMC), que é um aparelho no qual são registradas as informações do questionário 

Além disso, é possível confirmar a identidade do agente do IBGE no site respondendo.ibge.gov.br, ou pelo telefone 0800 721 8181. Ambos constam no crachá do entrevistador, que também traz um QR code que leva à área de identificação no site. Para realizar a confirmação, o cidadão deve solicitar o nome, matrícula ou CPF do recenseador.


 

Da Redação
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais