Cidadeverde.com

Piauí já registra mais de 200 denúncias de importunação sexual em 2022

Imprimir

Foto: Pablo Valadares/Agência Senado

O Piauí já registrou de janeiro a setembro de 2022 cerca de 227 denúncias de importunação sexual. O levantamento foi feito pela Secretaria de Segurança Pública do Piauí (SSP-PI) a pedido do Cidadeverde.com. O número representa 80% do total de casos registrados em 2021, quando 281 denúncias de importunação sexual foram registradas no estado. 

Nas últimas semanas, dois casos chamaram atenção em Teresina. Um deles envolveu um idoso que pegou nos seios de uma professora dentro de um transporte por aplicativo. O segundo caso mais recente aconteceu em um comércio na zona Norte da cidade, onde um homem abraçou uma criança de 11 anos

Se as denúncias envolvendo importunação sexual continuarem em crescimento no Piauí, a tendência é que o número de casos em 2022 supere o de 2021. Já que em 2021 houve um aumento de 56% de denúncias se comparado com 2020, quando 180 casos foram registrados pela SSP-PI. 

45% foram tocadas sem consentimento

Uma pesquisa que o Cidadeverde.com também teve acesso afirma que 45% das mulheres no Brasil já tiveram o corpo tocado sem consentimento em local público e 41% das brasileiras já foram xingadas ou agredidas por dizerem “não” a uma pessoa que estava interessada nelas.

Os dados constam na pesquisa realizada pelo Ipec e o Instituto Patrícia Galvão divulgada no início de setembro. A pesquisa ouviu 1,2 mil pessoas e foi realizada entre os dias 21 de julho e 1º de agosto. Clique aqui para conferir a pesquisa na íntegra. 

Importunação sexual 

O crime de importunação sexual, definido pela Lei n. 13.718/18, é caracterizado pela realização de ato libidinoso na presença de alguém de forma não consensual, com o objetivo de “satisfazer a própria lascívia ou a de terceiro”. 

O caso mais comum é o assédio sofrido por mulheres em meios de transporte coletivo, mas também enquadra ações como beijos forçados e passar a mão no corpo alheio sem permissão. 

O infrator pode ser punido com prisão de um a cinco anos.

Denuncie

As vítimas de importunação sexual podem fazer sua denúncia pelo Ligue 180 – Central de Atendimento à Mulher, e também acionar a Polícia Militar pelo 190. Também é importante fazer um Boletim de Ocorrência na delegacia mais próxima e, se possível, reunir testemunhas do acontecido e verificar se o local do crime possui alguma câmera de vigilância. Mas lembre-se: apenas o testemunho da vítima é suficiente e a autoridade policial não pode se recusar a registrar a ocorrência.

 

Nataniel Lima
[email protected] 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais