Cidadeverde.com

Previsão é de mais chuvas no Piauí após ventanias, raios e mortes

Imprimir

No final de semana, o Piauí registrou fortes chuvas com ventania que derrubou árvores, teve granizo em algumas partes, além da morte de um pai e filho que teriam sido atingidos por um raio, assim como a morte de 40 animais também por raios. A previsão é que o estado registre mais chuvas até o final do ano.

Segundo a meteorologista Sônia Feitosa da Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semar), em setembro estão ocorrendo algumas chuvas, acompanhadas de raios, acima do esperado.

“Chuvas em setembro aconteciam bem raro, uma chuva isolada, mais fraca. Só que nesse ano as chuvas estão ocorrendo em mais áreas, bem mais volumosas que nos anos anteriores, acompanhadas de trovões e raios, o que tem sido incomum. Não choveu no Piauí todo, foi mais no Sul, com registro de granizo e muito vento forte em Marcos Parente, também ocorrência de fortes chuvas em vários municípios, como Canto do Buriti, Valença do Piauí e Itaueira”, explicou.

As chuvas estão ocorrendo principalmente devido a uma junção do ar quente com uma frente fria.

“Isso aconteceu porque se formou uma frente fria no Sul do estado, onde estão ocorrendo chuvas, só que elas não costumam chegar no Piauí, mas chegou na Bahia, que é fronteira com o nosso estado, e com essa proximidade trouxe um pouco de umidade. Também juntou com a umidade da Amazônia e se formou um canal de umidade. Então como o Sul do Piauí estava muito quente, essa umidade acabou gerando as chuvas”, explicou.

A previsão é que os próximos meses sejam registradas mais chuvas do que o acontecia nos anos anteriores.

“Hoje no Sul vamos ter algumas chuvas, e até nos próximos dias é possível, mas depois vai parar e logo retornam novamente, vai ficar nesse ritmo, até a segunda quinzena de outubro, onde as chuvas vão ficar cada vez mais frequentes. Esperamos que outubro, novembro e dezembro tenham mais chuvas nos anos anteriores, por causa da La ninã que ainda não se dissipou”, informou a meteorologista.

Casos registrados no Piauí

Em Valença do Piauí, os corpos de Domingos Cardoso e do seu filho Virgílio Cardoso foram encontrados na manhã desta segunda-feira (26) após os dois desaparecerem na tarde de sábado (24) na Barragem de Mesa de Pedra.

Pai e filho estavam pescando, quando ocorreu uma forte chuva na região. Eles desapareceram por volta das 15h e a suspeita é que tenham sido atingidos por um raio.

Os raios também mataram quase 40 animais que se abrigaram embaixo de árvores durante temporal ocorrido em Colônia do Gurguéia e em Matias Olímpio no domingo (25).

O município de Marcos Parente teve registro de granizo de sábado para domingo, além de ter registrado quedas de árvores devido aos fortes ventos.

Fotos: Reprodução

Vacas encontradas mortas em Manoel Emídio

 


Bárbara Rodrigues
[email protected]

 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais