Cidadeverde.com

Secretário Neris Júnior visita mutirão de catarata em Picos

Imprimir

Fotos: Paula Monize - Cidadeverde.com/picos

Na manhã desta segunda-feira (26) o secretário de Estado da Saúde do Piauí, Neris Júnior, visitou a Policlínica de Picos para acompanhar o mutirão de catarata. Ao todo, serão realizadas mais de 2 mil cirurgias, contemplando a população piauiense de 42 municípios.

No oitavo dia do mutirão, diariamente estão sendo realizadas 232 cirurgias pela equipe médica formada por quatro profissionais.

O picoense, Moisés Pereira Barbosa, que sofre com problemas na visão destacou estar aguardando o procedimento. 

"Eu estava aguardando há muito tempo essa cirurgia. Minha vista era sempre embaçada, incomodava muito, e agora espero enxergar melhor", disse Moisés Barbosa.

A diretora da Policlínica de Picos, Maria Elisete, explicou que a meta de 2.201 cirurgias será cumprida graças ao empenho dos envolvidos.

 "A meta está sendo cumprida, todo dia 232 cirurgias realizadas e até o dia 29 vamos concluir as 2.000 cirurgias em Picos. Foram feitas 2.731 triagens e vão ser realizadas 2.201 cirurgias. Quando é terminada a triagem marca-se a data do procedimento que organizado para cada município”, frisou Maria Elisete.

Diretora Maria Elisete

O secretário estadual de Saúde, Neris Júnior, explicou que o mutirão de catarata é o maior já realizado no Piauí.

"Viemos para fazer essa visita na Policlínica de Picos, onde estamos realizando o maior mutirão de catarata da história do Piauí. Ao todo no final do ano teremos realizado 12 mil cirurgias com os melhores médicos e melhores materiais. Estamos também averiguando o funcionamento da Policlínica. Nós temos uma reunião que acontece de modo mensal e é acordado o número de vagas para cada município de acordo com o quantitativo populacional e o perfil da população idosa de 60 anos. É feita triagem no município, na Policlínica, depois do procedimento fazemos toda orientação e entregamos um óculos”, concluiu.

Secretário acompanhando as cirurgias

O mutirão será realizado até 29 de setembro. Após esse período, os serviços de especialidades médicas ofertados na Policlínica serão retomados.

Paula Monize
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais