Cidadeverde.com

Surto de gripe associado a conjuntivite em crianças preocupa pais; especialista explica

Imprimir

 

 

Uma onda de gripe associada a conjuntivite em crianças está preocupando os pais: é o adenovírus. Existem inúmeros tipos de adenovírus que podem causar resfriados comuns acompanhados de conjuntivite, bronquite, pneumonia e até diarreia. 

De acordo com a pediatra Andrea Cancio, esses tipos de vírus são divididos em seis subgrupos e infectam preferencialmente as células das vias aéreas. "Realmente está tendo uma epidemia de adenovírus. Eles são divididos em seis subgrupos e têm uma predileção por alguns órgãos do nosso corpo, como as vias aéreas superiores, vias aéreas inferiores, pulmão e brônquios. Esse tipo de vírus também podem atingir o sistema urinário, gastrointestinal e até os olhos”, contou.

Em crianças ele se manifesta como uma gripe comum. “Em crianças ele se manifesta com sintomas leves de gripe, podendo ter uma dor de garganta, tosse, nariz escorrendo, entupido ou congestionado. Além disso, pode surgir uma febre baixa e o acometimento dos olhos com lacrimejamento ou vermelhidão", explicou a especialista.

 


Tratamento

A pediatra Andrea Cancio faz um alerta:  o tratamento para este tipo de infecção é apenas sintomático. “Em casos de infecção viral não adianta fazer antibiótico (...). Nesse caso é recomendável remédio para febre, caso a criança apresente febre. Se tiver inflamação na garganta, a gente pode associar um anti-inflamatório, se tiver acometimento nos olhos a gente pode recomendar colírios lubrificantes para diminuir a irritação, mas sem indicação de antibiótico por ser uma infecção viral”, disse.


Prevenção

Para prevenir a propagação do adenovírus é importante adotar medidas de higiene como lavar as mãos com frequência antes de comer e depois de ir ao banheiro, além de cobrir a boca e o nariz quando tossir ou espirrar. 

 

Jaqueliny Siqueira com informações do Notícia da Manhã
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais