Cidadeverde.com

Recenseadores do IBGE intensificam coleta do Censo durante final de semana em Picos

Imprimir

Foto: Paula Monize - Cidadeverde.com/picos

Para concluir os setores de visitação e coletar dados para o Censo Demográfico 2022, os recenseadores tem se dirigido aos domicílios picoenses durante o final de semana. Em Picos, deverão serem visitados 23 mil domicílios situados na área urbana e rural.

O coordenador de subárea do IBGE, Daniel Barbosa da Fonseca, explicou que a prática tem sido uma alternativa para localizar os moradores que durante a semana se encontram no ambiente de trabalho.

"Existe uma lei que obriga todos os brasileiros e residentes no país a prestarem as informações para o IBGE. Estamos tendo algumas dificuldades, pois como as pessoas que residem nos setores urbanos não são localizadas durante a semana em razão do trabalho, os recenseadores para conseguir encontrar essas pessoas estão se dirigindo no turno da noite e aos finais de semana. Algumas pessoas vieram procurar a Agência, perguntar se o IBGE trabalha nesse horário alternativo. Nestes casos de eventualidades, os recenseadores optaram por visitar nestes horários”, comentou Daniel Barbosa da Fonseca.

A coleta de dados nos domicílios foi iniciada no dia 01 de agosto e devem ser encerradas no dia 31 de outubro. Até o momento, não foram registradas ocorrências de agressão verbal e física aos recenseadores no município de Picos.

"Na cidade de Picos começamos pelos setores urbanos e agora estamos partindo para os setores rurais. No tocante as dificuldades de setores urbanos temos a dificuldade de encontrar os moradores em casa, dificuldades de receber o recenseador por conta de desconfiança até da violência. Diante disso, os recenseadores tem tido um pouco de dificuldade, não tivemos agressões, mas alguns moradores tem recebido de forma grossa”, frisou o coordenador.

Coordenador Daniel Barbosa da Fonseca

Informações

Para mais informações sobre o Censo Demográfico do IBGE, a população pode se dirigir à agência do IBGE, em Picos, na Avenida Senador Helvídio Nunes, no bairro DNER. Para contato está disponível (89) 3422-1543.

Outro ponto de consulta é o posto de coleta no prédio antigo da Universidade Estadual do Piauí, na Avenida Senador Helvídio Nunes, no bairro Junco.


Paula Monize
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais