Cidadeverde.com

Lei A. Tito Filho divulga aprovados na segunda-feira

Imprimir

Depois de cerca de cinco meses de avaliação criteriosa de mais de 170 projetos inscritos, será divulgado na próxima segunda-feira, dia 18, a lista dos aprovados para a Lei A. Tito Filho, Edital 2008/209. A solenidade acontece às 10h30 no auditório da Casa da Cultura de Teresina e deve contar com a presença do Prefeito Silvio Mendes e do presidente do Conselho Municipal de Cultura Nelson Nery Costa, além de vários artistas. Nesta edição, foram selecionados 31 projetos a receberem incentivos.
 
No último edital, de 2007, foram inscritos 179 projetos entre as áreas da música, literatura, teatro, folclore, dança, artes visuais e pesquisa nas áreas abrangidas pelo edital. Desses, 26 propostas receberam patrocínio da Lei A. Tito Filho de Incentivo Cultural, com um financiamento de cerca de R$ 500 mil, sendo que a maioria já foi lançada.
 
No edital de 2008/2009, foram inscritos apenas 170 projetos, sendo 56 da área de música, 38 na literatura, 23 de teatro, 15 em vídeo e outros 38 nas demais áreas. Depois de vários meses de avaliação por uma equipe de artistas gabaritados, foram selecionados 31 projetos para receberem incentivo, com recursos que chegam, no total, a R$ 500 mil.
 
A Lei A. Tito Filho (Lei nº 2.194) foi criada em 1993 e já possibilitou o financiamento de cerca de 180 projetos em várias áreas, o que tem contribuído para incrementar o cenário cultural da cidade. O incentivo fiscal às empresas dá-se com o ressarcimento total, pela Prefeitura de Teresina, através de desconto de ISS e IPTU (ou seja, 100% do valor investido no limite de 20% do imposto devido). O artista entrega seu projeto à Secretaria da Lei que o repassa ao Conselho Municipal de Cultura, para apreciação e posterior aprovação nas diversas áreas.
 
A Lei recebeu esse nome em homenagem ao Professor Arimatéa Tito Filho, escritor, que foi membro da Academia Piauiense de Letras e grande incentivador da produção e valorização da cultura teresinense.

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: