Cidadeverde.com

IFPI abre inscrições para classificatório com mais de 4 mil vagas em cursos técnicos

Imprimir

Foto: Arquivo/Cidadeverde.com

O Instituto Federal do Piauí (IFPI) abriu inscrições para o exame classificatório que possibilita o ingresso em cursos técnicos na instituição. São 4.125 vagas, distribuídas em todos os 20 campi na capital e no interior do estado.

Os cursos técnicos são gratuitos e ofertados em três formas: integrada ao ensino médio, para quem já concluiu ou está concluindo o ensino fundamental; concomitante, para quem vai cursar, em 2023, o ensino médio em outra instituição; e subsequente, para quem tiver concluído o ensino médio até a data da matrícula.

Os interessados poderão se inscrever no Exame Classificatório, no endereço eletrônico selecao.ifpi.edu.br, no período de 3 de outubro a 6 de novembro. O pagamento da taxa de inscrição, no valor de 20 reais, poderá ser feito até 7 de novembro.

Provas

As provas do Exame Classificatório serão aplicadas no dia 11 de dezembro. Elas contarão com 60 questões, sendo 30 de Língua Portuguesa e 30 de Matemática. O resultado final será divulgado a partir do dia 13 de janeiro de 2023.

Heteroidentificação

Obrigatoriamente, os candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas passarão por um procedimento de heteroidentificação, que consiste em uma análise a ser realizada por uma Banca de Validação de Autodeclaração Étnico-racial.

O candidato que não enviar os documentos previstos dentro do período estabelecido no cronograma do edital ou tiver sua solicitação de heteroidentificação indeferida e sua inscrição confirmada será remanejado para concorrer às vagas de ampla concorrência.

Reopção de curso

O edital prevê que os candidatos não aprovados para os cursos que se inscreveram poderão optar por outro, desde que haja vaga remanescente. Na reopção, o candidato poderá escolher mais de um curso e será levada em consideração a ordem de preferência da opção escolhida. A convocação para se inscrever na reopção será publicada no site do IFPI.

 

Da Redação
[email protected] 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais