Cidadeverde.com

Tutora faz apelo para encontrar cão desaparecido há um ano

Imprimir

Foto: arquivo pessoal

Há cerca de um ano, a nutricionista Marta Ribeiro vive a angústia de ter um cão desaparecido . Imagens de câmeras de segurança mostram que o pet foi furtado em Teresina e levado em um carro vermelho. Mesmo com o passar do tempo, a tutora segue incansável na busca pelo animal para o tão sonhado reencontro. 

"A gente chegou a visualizar nas câmeras o que tinha acontecido. Detectamos pelas imagens um carro vermelho, mas não conseguimos identificar a placa porque a câmera não tem tanta precisão. Deu pra ver algumas coisas, um homem com uma camisa no ombro", disse a tutora. 

Marta Ribeiro diz que vive um "luto" e espera que a divulgação das imagens levem à localização do animal de estimação. 

Foto: arquivo pessoal

"Eu até sonho com o Theo voltando. Eu ainda tenho esperança de encontrá-lo e peço a colaboração para  as pessoas que vejam as imagens e consigam identificar o Theo ou até mesmo a própria pessoa que o levou se sensibilize e traga de volta, pois é uma família que tá entristecida até hoje. É como se a gente vivesse um luto de um animal que a gente não sabe se está vivo ou morto, bem tratado ou maltratado", desabafa a  tutora do cão. 

O coordenador da Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente (DPMA), Emir Maia, orienta que tutores que tiverem animais desaparecidos registrem boletim de ocorrência. 

"Quando tiverem um animal desaparecido compareçam à delegacia de polícia da área para confeccionar o boletim de ocorrência. Temos um delito, previsto no Código Penal, que é apropriação de coisa alheia e tivemos casos na DPMA  a respeito do desaparecimento de cães que foram encontrados por terceiros que não quiseram devolver o animal",  orienta o delegado.

A advogada Dárcia Alencar, da Comissão de Proteção dos Direitos dos Animais da OAB-PI, alerta que a apropriação de animais que já têm um tutor pode ser considerado crime. 

"Aquele jargão do 'achado não é roubado'  é parcialmente real. Você achar não é crime, mas se apropriar ou se recusar a restituir, isso sim é crime e passível de um mês a um ano de detenção e multa", alerta Alencar. 

Entre as medidas que podem auxiliar na localização de pets perdidos estão o registro em cartório, bem como a microchipagem no animal.

"Em Teresina existe cartório que oferece uma espécie de posse do animal doméstico. Você pode se dirigir ao cartório e pedir um formulário onde serão incluídas suas informações e características do seu animal. Já pela microchipagem é colocado um pequeno chip, um pouco maior que um grão de arroz,  e ao passar um scanner sobre a pele são lidas informações sobre a propriedade e característica do animal", sugere Francisco Júnior.


Graciane Araújo
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais