Cidadeverde.com
Picos

Em Picos, mais de 50% das crianças são vacinadas contra Pólio; meta era 95%

Imprimir

Reprodução: ASCOM/FMS

A Secretaria Municipal de Saúde vacinou 2.054 crianças contra a Poliomielite em Picos. O quantitativo representa apenas 51,4% de uma meta a ser atingida de 95%.  

A campanha encerrada na semana passada deveria ter uma cobertura de 3.977 crianças vacinadas na faixa etária de 1 à 4 anos. No entanto, a procura ao longo da campanha foi abaixo do esperado.

A coordenadora de imunização de Picos, Mariana Fontes, explica que a cobertura foi bem abaixo do preconizado pelo Ministério da Saúde, e que, a campanha foi suspensa até o momento.

"Está bem abaixo. Até o momento vacinamos pouco mais de 50% das crianças no município e a intenção era vacinar no mínimo 95%", disse a coordenadora.

A poliomielite ou a paralisia infantil, como é mais conhecida, é uma doença infecciosa potencialmente mortal que afeta principalmente crianças menores de cinco anos. O vírus é transmitido por meio de comida ou água contaminada ingerida, se multiplica no intestino e invade o sistema nervoso central. Na maioria das vezes, a criança que adquire a infecção pelo vírus da doença sofre lesões no sistema nervoso que provocam paralisia, principalmente, nos membros inferiores do corpo.

A vacina contra a poliomielite faz parte da rotina de imunização infantil, é gratuita e é considerada a melhor forma de prevenção da doença.

Paula Monize

[email protected]

Imprimir