Cidadeverde.com

Produção de veículos cresce 11,7% entre o primeiro e o segundo trimestres

Imprimir

Foto: Arquivo/Cidadeverde.com 

A produção de veículos leves e pesados em setembro registrou alta de 19,3% na comparação com o mesmo período de 2021. O resultado confirma que o terceiro trimestre manteve estabilidade no fornecimento de componentes, embora ainda ocorram problemas.

Foram fabricadas 207,8 mil unidades no último mês, segundo a Anfavea (associação das montadoras). Na comparação com agosto, houve queda de 12,7%. O terceiro trimestre terminou com 665 mil unidades produzidas, um crescimento de 11,7% em relação aos três meses anteriores.

"O problema de semicondutores existe, irá atravessar para 2023, mas a expectativa é que comece a haver um cenário melhor a partir do segundo semestre do próximo ano", diz Márcio Lima Leite, presidente da Anfavea.

Setembro terminou com 194 mil unidades emplacadas, o que representa crescimento de 25,1% em relação ao mesmo período de 2021. Na comparação com agosto, contudo, há queda de 7% nos licenciamentos.

Os números foram divulgados pela Fenabrave (associação dos revendedores) e incluem carros de passeio, veículos comerciais leves, ônibus e caminhões.

O presidente da Anfavea atribuiu a queda nas vendas em relação a agosto ao menor número de dias úteis. "Setembro, além de ir até o dia 30, teve o feriado do dia 7. Na comparação mês contra mês, acaba impactando."

 

Fonte: Folhapress (Eduardo Sodré) 

 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais