Cidadeverde.com
Geral

Encerra sexta cadastro do Auxílio Brasil e benefícios podem ser bloqueados

Imprimir

Os beneficiários do Auxílio Brasil têm até amanhã(14) para atualizarem os seus registros no Cadastro Único(CadÚnico), sob pena de perderem o benefício. A regra vale para quem não atualiza informações há mais de dois anos. 

O Ministério da Cidadania informou que as famílias que não realizarem o recadastramento terão seus benefícios bloqueados para saque em novembro. Ainda segundo o Ministério, 263 mil beneficiários em todo o país precisam realizar a atualização cadastral. O percentual do Piauí não foi divulgado. 

O gerente de transferência de renda da Secretaria de Assistência Social e Cidadania(Sasc), Roberto Oliveira, destaca que atualização cadastral deve ser feita a cada 2 anos ou sempre que houver alguma alteração. 

"Os públicos que deverão, prioritariamente, fazer essa atualização cadastral são: o público do BPC, que recebe o LOAS, beneficio assistencial e que ainda não fez a inclusão no Cadastro Único. Nós temos também o público do Auxílio Brasil que está com mais de dois anos sem atualizar o cadastro e que precisa atualizar para continuar recebendo o benefício. Também temos o público em geral que apresenta inconsistência cadastral", explicou. 

Quem for bloqueado poderá também ter o benefício cancelado, caso não regularize os dados cadastrais. 

Para realizar a atualização cadastral, as famílias podem procurar os centros de referência de assistência social, os Crass. 

Como fazer

Os beneficiários podem verificar se seus dados estão desatualizados ou mesmo se as informações já fornecidas estão sendo confrontadas com outras bases de dados administrativos federais por meio do aplicativo do CadÚnico, disponível para download na página gov.br.

Caso não tenha ocorrido nenhuma alteração nas informações prestadas na última entrevista, a família beneficiária poderá também fazer a confirmação dos dados pelo aplicativo do Cadastro Único. Porém, se for preciso alterar algum dado, é necessário comparecer a um posto de cadastramento para uma nova entrevista de atualização cadastral.

 

Natanael Souza
[email protected] 

Imprimir