Cidadeverde.com

FGV: 'Inflação do Dia das Crianças' sobe 6,11%; elevação mais intensa que IPC-DI

Imprimir

Foto: Arquivo/Cidadeverde.com 

Os preços e serviços relacionados ao Dia das Crianças subiram 6,11% em relação à data em 2021, de acordo com pesquisa do Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getúlio Vargas (FGV IBRE). A cesta é composta por 22 itens mais procurados na celebração.

A "inflação" do Dia das Crianças foi mais intensa que a medida pelo Índice de Preços ao Consumidor - Disponibilidade Interna (IPC-DI), que nos últimos 12 meses avançou 5,14%.

O setor têxtil tem os itens com registro mais alto de elevação de preço. Roupas infantis avançaram 7,17% ante 2021, calçados infantis subiram 3,31% e bonecas tiveram aumento de 9,06%.

"O desarranjo nas cadeias globais de produção ainda se faz sentir, gerando problemas na aquisição de matéria-prima. Isso comprometeu a oferta em setores como o têxtil, o que gerou a pressão inflacionária", disse economista do FGV IBRE Matheus Peçanha.

Entre os serviços e lazer, o custo com refeições em bares e restaurantes aumentou 8,64%; o com doces e salgados, 8,56%; e o com suco de frutas fora de casa, 7,75%.

 

Fonte: Estadão Conteúdo 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais