Cidadeverde.com

Primeiro caso de Varíola dos Macacos é confirmado em Picos

Imprimir

Foto: Reprodução/SBP

Nesta quinta-feira (13) o município de Picos confirmou o primeiro caso de Monkeypox (Varíola dos Macacos). A informação foi confirmada no boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi).

O Cidadeverde.com/picos entrevistou o coordenador de Vigilância Epidemiológica de Picos, Robsonclay Viana. O mesmo informou que o caso positivo para Monkeypox é de um homem, 30 anos, que reside no bairro Centro. 

O paciente apresentou sintomas compatíveis à doença no dia 22 de setembro e no dia 26 foi coletada amostra de material genético enviada para o Laboratório Adolfo Lutz. Nesta quinta-feira (13) foi divulgado o resultado do teste, confirmando o primeiro caso de Monkeypox. O paciente por apresentar cicatrização das lesões foi liberado do isolamento.

No Piauí, o número de casos confirmados da doença subiu de 18 para 23. Até o momento foram registradas 166 notificações, 26 casos suspeitos, 0 prováveis, 103 descartados e 8 indeterminados.

Casos confirmados no Piauí

 Batalha (1)

Parnaíba (1)

Teresina (18)

José de Freitas (1)

Picos (1)

São João da Varjota (1)

Sintomas e como identificá-los

Entre os sintomas clássicos da varíola comum e da varíola causada pelo Monkeypox estão a primeira fase de sintomas que se asssemelham à uma gripe, como febre, dor de cabeça e dor no corpo, calafrios, exaustão, que podem durar em média três dias. Na fase seguinte é que aparecem as lesões na pele que evoluem em cinco estágios, conhecidos como mácula, pápulas, vesículas, pústulas e finalmente crostas, estágio final quando caem. É o contato com elas que causa a transmissão do vírus para outras pessoas.

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais