Cidadeverde.com

FliQthe acontece dia 26 No Clube dos Diários com atrações nacionais

Imprimir

 

Para comemorar o mês que é dedicado às crianças (e adolescentes) será realizada a FliQ|the (Feira do Livro Infantojuvenil, Quadrinhos e Anime).

A FliQthe inicia no dia 26 de outubro, no Complexo Cultural Clube dos Diários. Paralela a feira haverá também a III Jornada de Leitura e Literatura Infanto Juvenil. O objetivo do evento é contribuir para a formação de leitores, a partir do incentivo à leitura.
O evento será um espaço de diálogos transversais das diversas linguagens das artes, como a literatura, teatro de bonecos, teatro infantil, música, contação de histórias, danças tradicionais, além de canto de leitura, canto de pintura, quadrinhos e anime. São expressões culturais e artísticas que envolvem as crianças e adolescentes com atividades lúdicas.

A atriz, bailarina, cantora e coreógrafa, Maria Lúcia Priolli vem a Teresina a convite da produção, trazendo o espetáculo literomusical “Gata Maria, Cantos e Encantos”. Priolli é a famosa e querida gatinha, personagem do musical “Os Saltimbancos”, que mexe com o imaginário das crianças. 

Dentre as atrações, o grupo Valor de PI fará um show especial, no primeiro dia de evento que terá ainda contação de histórias e apresentações com artistas do segmento infantojuvenil.

Homenagens

Nesse ano, a FliQ homenageia o escritor e professor Cineas Santos com o selo “FLIQ/THE 22 – Ano Cineas Santos”. Serão homenageados também, mais três destacados representantes do magistério que, além do compromisso de ensinar crianças e jovens, fomentam-lhes o gosto pela literatura e pelas artes, O professor, presidente da Fundação Quixote, e produtor do SALIPI, Kássio Gomes; a professora e coordenadora do projeto “Arte na Praça”, Roze Magalhães; e o professor, escritor e coordenador da FeliPI e da Balada Literária – PI, Wellington Soares.

A III JORNADA LEITURA E LITERATURA INFANTIL E JUVENIL, vinculada ao LLER/UESPI – Grupo de Pesquisa em Literatura, Leitura e Ensino, do Programa de Pós-graduação em Letras  da UESPI, objetiva socializar a produção de conhecimento em torno da temática Linguagens e Diversidade Cultural na Literatura Infantil e Juvenil. 

A Jornada, em sua terceira edição, integra a programação da FLIQ/THE. Serão palestras, mesas redondas e atividades culturais, com a participação de importantes pesquisadores de diversas IES (Instituição de Ensino Superior) brasileiras, possibilitando aos participantes dialogar sobre a Leitura e a Literatura Infantil e Juvenil. No contexto serão abordados processos de produção/recepção literária e a formação de leitores em contextos escolares/não escolares, um desafio que requer habilidades muito próprias.

 

Da Redação
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais