Cidadeverde.com

Teresina chega a 10 mortes por dengue e seis por Chikungunya em 2022, diz FMS

Imprimir

Foto: Fiocruz

Teresina registrou mais uma morte por dengue, segundo boletim epidemiológico da Fundação Municipal de Saúde (FMS). Agora já são 10 óbitos pela doença em 2022. A capital também registrou mais uma morte por  Chikungunya, totalizando seis este ano, também segundo a FMS. 

Ainda de acordo com o boletim, a capital ainda possui duas mortes que estão sendo investigadas por suspeita de dengue. A capital  já tem 12.343 casos confirmados da doença.

No caso da Chikungunya, que também é transmitida pelo mosquito da Aedes aegypti, também foi registrada mais uma morte, e agora são seis óbitos. Os casos confirmados chegam a 2.260.

Em relação ao zika vírus, ocorreu um aumento de um caso confirmado, agora a cidade tem 12 casos, com 120 notificações, e não foram registradas mortes pela doença.

Cuidados

Atente-se aos vasos de plantas

  • Coloque areia até a borda dos pratinhos para evitar o acúmulo de água. Alternativamente, lave-os uma vez por semana com sabão e escova.

Livre-se de objetos que acumulam água

  • Dê o destino correto a latas, garrafas, potes, pneus e qualquer outro tipo de objeto que possa servir como criadouro, optando pela reciclagem sempre que possível.

Armazene garrafas da forma correta

  • Se você deseja guardar garrafas e outros objetos que podem acumular água, armazene-os tampados ou com a boca para baixo.

Evite a contaminação de calhas e caixas-d’água

  • As calhas devem ser mantidas desobstruídas e livres de folhas e galhos, enquanto a caixa-d’água deve estar sempre bem tampada.

Higienize recipientes que armazenam água

  • Tanques, barris e tonéis utilizados para guardar água da chuva, por exemplo, devem ficar tampados e ser higienizados semanalmente com escova e sabão. As piscinas devem ser tratadas com cloro.

Tenha cuidado com o lixo

  • Amarre bem as sacolas e deposite-as em lixeiras fora do alcance de animais. Não jogue lixo em terrenos baldios.

Utilize proteção individual

  • As medidas coletivas de proteção podem ser complementadas com cuidados como o uso de repelentes e inseticidas, a instalação de mosquiteiros e telas em portas e janelas e a preferência por roupas de mangas compridas.

 

A população pode denunciar pontos suspeitos de formação de criadouros ou solicitar uma vistoria dos agentes de endemias para investigar a presença do mosquito ou seus ovos. Basta entrar em contato com a gerência de Zoonoses pelos telefones 3215-9143 e 3215-9144.

 

 

Bárbara Rodrigues
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais