Cidadeverde.com

Qual é o melhor lugar para registrar um domínio na internet?

Imprimir

Foto: Freepik

O domínio não é um mero detalhe nas estratégias de marketing. Ele é simplesmente o endereço do site de uma empresa, ou de uma loja virtual e, quem sabe, até mesmo, do portfólio online de um profissional freelancer.

Por essa razão, junto com a hospedagem de sites, o domínio deve estar entre as prioridades quando se trata de elaborar estratégias de Marketing de Conteúdo e assegurar uma boa presença digital.

Um domínio consiste basicamente em um endereço único para um site, conferindo uma personalidade e uma identidade para ele. De uma forma geral, ele é constituído pelo nome do site e uma extensão. 

Não custa salientar que um domínio, quando bem escolhido, tem tudo para posicionar a sua marca, auxiliar o seu público a encontrar o site e conhecer melhor o seu negócio.

Não há dúvidas de que um domínio é um elemento fundamental para um site e, consequentemente, para o Marketing de Conteúdo, para a nutrição de leads, para a divulgação da sua marca e outras soluções.

Mas, afinal, qual é o melhor lugar para registrar um domínio na internet? Para saber a resposta, confira os tópicos desse artigo. 

Onde registrar um domínio?

Não é difícil efetuar o registro de um domínio. Você tem alternativas variadas para isso, podendo acessar o site Registro.br ou por meio de uma empresa de hospedagem de sites.

Pelo Registro.br é um caminho bastante viável, sendo ideal para quem quer registrar domínio .com.br, pois ele é uma entidade sem fins lucrativos e tem o objetivo de gerenciar e liberar todos os domínios terminados em .br.

Isso significa que ao registrar um domínio .br, a liberação é regularizada pela entidade, ainda que o registro seja realizado por outra empresa.

Vale salientar ainda que não é possível registrar domínios internacionais por esse site. Além do mais, o Registro.br é também uma opção que não agride o seu bolso. 

Empresas de hospedagem de sites

Outra possibilidade é efetuar o registro por meio de uma empresa de hospedagem de sites. Hoje em dia há várias organizações de tecnologia no mercado que atuam nesse segmento. 

Um exemplo de empresa de web hosting que viabiliza o registro de domínio, com vários tipos de extensões, é a Hostinger.

A Hostinger é uma empresa internacional que atua em diversos países, inclusive no Brasil. Ela também é uma alternativa viável para quem quer domínios por um preço bem acessível.

Além da Hostinger, vale mencionar também outras empresas que se destacam no mercado:

  • GoDaddy
  • Super Domínios
  • HostGator
  • HostMidia
  • KingHost
  • SiteGround

Quanto ao domínio .com.br, a Hostinger também disponibiliza bons preços. E para efetuar um registro por meio dessa empresa, basta realizar os seguintes passos:

  • Pesquisar o nome do domínio desejado no campo de pesquisa 
  • Adicionar o serviço ao carrinho e clicar para efetuar a compra
  • Selecionar o período de contratação, o método de pagamento de sua opção e terminar a sua compra
  • Depois de concluir o pagamento, acesse sua conta e registre o seu domínio

Domínio .com.br - Entenda a importância

O domínio .com.br é uma das extensões mais conhecidas e utilizadas no país, especialmente por ser um domínio brasileiro. 

Essa extensão é bastante versátil e pode ser usada para qualquer tipo de empresa obter uma boa presença e autoridade na internet. Ela pode ser usada para um site institucional, para um blog, uma loja online ou uma plataforma de cursos na web.

Por meio de uma extensão .com.br é possível mostrar para os usuários e clientes um negócio com uma forte identidade nacional. Muitos consumidores valorizam isso.

Outra vantagem dessa extensão é resultar um impacto positivo no SEO local do seu site, aumentando as oportunidades do seu conteúdo ser visto no topo dos resultados do Google e de outros mecanismos de busca.

Além do mais, a principal distinção entre o .com.br e o .com é a localização geográfica do público-alvo do site. 

De uma forma geral, os domínios .com são compatíveis para uma audiência global, sendo bastante recomendado para atingir audiência de outros países. Sendo assim, o .com é uma boa solução para marcas que almejam expandir negócios para um público internacional.

Por outro lado, os domínios .com.br são os mais indicados para os usuários de internet que querem ter um site registrado no Brasil. Eles são bastante conhecidos do público em geral.

Tipos de domínio

A questão do registro de domínios passa por entender a existência de diferentes tipos. Sendo assim, vamos entender quais são os principais tipos. 

TLD

O Top-Level Domain, também chamado Domínio de Topo, é um elemento importante para o domínio. É ele que, na maioria dos casos, ajuda a caracterizar o seu negócio na internet. 

Existem vários TLDs. Alguns dos mais conhecidos são:

  • .com - TLD compatível para vários tipos de empresas e projetos online.
  • .edu - Utilizado para sites destinados para projetos educacionais ou instituições de educação.
  • .org - Usado para sites de instituições ou organizações Não Governamentais.
  • .info – Usado para sites de informações gerais. 

Foto: Freepik

ccTLD

Também são chamados de Domínios de Topo de Código de País. De uma forma geral eles consistem em duas letras que sinalizam qual é o país de origem do site. Exemplos disso são:

  • o .jp (Japão), 
  • o .us (Estados Unidos), 
  • o .ru (Rússia) 
  • e o .com.br no Brasil.

gTLD

Também conhecidos de Domínios de Topo Genéricos, eles não dependem de um código de país. Entre os principais exemplos são:

  • .tv - Voltado para sites que fazem parte do segmento de entretenimento
  • .dev - Destinado para sites de desenvolvedores web.
  • .com - Utilizado por sites dos mais variados segmentos e objetivos.
  • .gov - Compatível para sites de instituições governamentais
  • .net – Pode ser usado no lugar do domínio .com e em projetos gerais. 

Conclusão

Registrar um domínio não é um processo difícil, pois ele pode ser realizado por meio do site Registro.br ou por uma empresa de hospedagem de sites. 

Independente do local, comprar um registro .com.br ou um .com é um recurso essencial para garantir uma boa presença digital. 

Portanto, se você quer criar um site, seja um site institucional, uma loja online ou até mesmo um blog pessoal, pesquise as extensões mais adequadas. Saiba que o domínio é parte fundamental da sua estratégia de Marketing Digital.

Da Redação
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais