Cidadeverde.com

Festival Internacional de Vídeo e Dança acontece em Teresina

Imprimir

O Festival Internacional de Vídeo & Dança, primeiro evento brasileiro exclusivamente dedicado à videodança e à relação entre a dança e o audiovisual, chega à segunda edição em Teresina, mostrando o melhor da produção mundial recente em três dias de evento gratuito e aberto ao público.

 
Realizado pelo sétimo ano consecutivo, o projeto, antes restrito ao eixo Rio - São Paulo, vem se expandindo pelo país desde o ano passado, em edições itinerantes patrocinadas pela Caixa. O festival é dirigido pelo coreógrafo Paulo Caldas, pelo curador Eduardo Bonito e pela produtora Regina Levy.

A programação 2009 tem início hoje e inclui a MIV - Mostra Internacional de Videodança, com exibição de obras de videodança de vinte países, oficina, palestra e debate.
 
A videodança, linguagem artística hoje em pleno crescimento por todo o mundo, investiga a interface das linguagens da dança e do audiovisual. Entre os profissionais atuantes, vem sendo compreendida como uma produção coreográfica concebida especialmente para a tela e que só existe plenamente dentro dela, ou, uma obra de dança criada como vídeo ou um vídeo criado como dança. O resultado dessa pesquisa tem sido difundido em festivais, circulação de vídeos e apresentações em TV, sendo hoje um dos veículos de maior alcance para a coreografia contemporânea.
 
Criado no Rio de Janeiro em 2003 com o patrocínio da OI e ampliado para São Paulo em 2006 no SESC SP, desde o ano passado o festival obteve uma expansão nacional graças ao patrocínio da Caixa. O evento vem à Teresina através do Núcleo do Dirceu, com apoio do SESC Piauí. O dança em foco estará presente em 2009, além de Teresina, em outras capitais brasileiras – Belém, Manaus e Goiânia.

 


Programação

1. MIV - MOSTRA INTERNACIONAL DE VIDEODANÇA
de 20 a 22/05 sempre das 11h às 15h
local: SESC Centro - Avenida Maranhão, 110.

Dia 20, quarta feira
11h a 11h50 - CINEMATECA 1
11h50 a 12h50 - PAISAGENS COREOGRÁFICAS 8
12h50 a 13h45 – COREO-EDIÇÕES INTERNACIONAL 1
13h45 a 14h25 - CINEMATECA 4
14h25 a 15h - INTERIORES

Dia 21, quinta feira
11h a 12h10 - CINEMATECA 2
12h10 a 13h10 - COREO-EDIÇÕES BRASIL
13h10 a 14 - CINEMATECA 3
14h a 15h – HISTÓRIAS PORTENHAS

Dia 22, sexta-feira
11h a 11h30 - INTERNACIONAL 4
11h30 a 12h45 - NEW MIX – SUÉCIA
12h45 a 14h - RETROSPECTIVA OCTAVIO ITURBE
14h a 15h - PAISAGENS COREOGRÁFICAS 10

 
2. DEBATE
21/05 das 9h às 13h
local: Galpão do Núcleo do Dirceu - Avenida Sen. Área Leão, 3525, Morada do Sol
"Dança e as novas tecnologias" entre os artistas participantes do projeto CoLABoratório/edição Tamara Cubas, com mediação de Eduardo Bonito.
.

3. OFICINA - de 20 a 22/05 das 16h às 20h
“Prática de Criação em Videodança”, com Marcus Moraes
local: SESC Centro - Avenida Maranhão, 110.
Como filmar uma criação coreográfica? De que maneira se transpõe para a tela uma coreografia criada para o palco? A câmera pode ser coreografada, pode dançar também?
Essas e outras questões relacionadas ao tema “corpo-câmera” são o ponto de partida para a oficina “Prática de Criação em Videodança”, que tem como objetivo principal experimentar a troca entre vídeo e dança através de exercícios práticos com câmera. É um desafio de criatividade para o bailarino e o videomaker, com poucos recursos e um curto tempo de produção.
A oficina é gratuita e direcionada a bailarinos, performers, coreógrafos, fotógrafos, artistas interessados no corpo e no movimento, videomakers com uma mínima experiência prática em suas respectivas áreas.
Equipamento recomendado: levar câmera de vídeo ou fotográfica que grave vídeos. Se possível, levar notebook com algum programa de edição instalado.
 
Marcus Moraes - Designer e videomaker, trabalha no mercado de TV e cinema no Rio de Janeiro. Formado pela PUC/Rio em Design e Mestre em Teatro pela UNIRIO, é professor da Faculdade Angel Vianna/RJ desde 2002 na graduação e no curso de pós-graduação “Estéticas do Movimento: dança, videodança e multimídia”.

4. PALESTRA - "Videodança Contemporânea", com Eduardo Bonito
22/05 às 20h
local: Galpão do Núcleo do Dirceu - Avenida Sen. Área Leão, 3525, Morada do Sol
Direcionada a bailarinos, coreógrafos, vídeomakers, fotógrafos, artistas e interessados em geral sobre o tema.

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: