Cidadeverde.com
Esporte

Chuvas prometem mais emoção para pilotos e máquinas no Piauí Rally Cup

Imprimir

Foto: Divulgação / Piauí Rally Cup

Todo o percurso do Piauí Rally Cup, no qual estarão trilhando pilotos de cinco estados está pronto. A Fazenda Meruoca, do Grupo Olho D’Água, que fica a 25 km do centro de Teresina, já chegando no município de União, já está movimentada com as estruturas das equipes que chegaram a Teresina para disputar um dos esportes mais emocionantes da modalidade rali de velocidade. O Piauí Rally Cup terá muito ronco de motores preparados para este tipo de esporte.

Neste sábado (05), o público está convidado para acompanhar a prova para carros 4x4, quadriciclos, UTVs e motos. As chuvas que vêm caindo desde ontem na região já começam a dar um tom para o evento, que promete muita água, lama, alguns trechos de pedra, areia e piçarra.

A área onde poderá ser vista a competição é segura. O evento tem o apoio da Polícia Militar do Piauí e do Corpo de Bombeiros, este em caso de alguma capotagem ou outros incidentes. Nesta sexta-feira, a concentração será na Concessionária Velho Monge, que fica na Av. Raul Lopes, zona leste da capital, onde a partir das 18 horas a direção técnica repassará os detalhes da prova, bem como os pontos de mais perigo, entre outros informes.

A modalidade Rally Cup está no regulamento oficial das Confederações Brasileiras de Motociclismo e de Automobilismo. É um modelo que dispensa a obrigatoriedade do navegador nos carros e UTVs. Também é realizada dentro de especiais em circuito de até 65 km, ao contrário do rali cross country, que tem um percurso maior e em linha. 

As regras são bem definidas em regulamentos, os veículos precisam ser preparados e conter todos os itens de segurança, como gaiola de fibra, para impedir o impacto contra piloto e navegador em caso de capotagem. Cinto de quatro pontos para proteger cervical e pescoço dos competidores, os quais obrigatoriamente devem usar macacão a prova de fogo e capacete. A organização do evento precisa estar preparada para realizar o resgate rápido com apoio de ambulâncias e em caso de acidentes, entre outras normas.

Teresina já é a capital Norte e Nordeste do rali de velocidade. Estão inscritas equipes de vários municípios do Piauí, além do Maranhão, Ceará, Rio Grande do Norte e do Pará. No sábado, a secretaria de prova será aberta às 7h30 e às 8 horas começa a vistoria e o parque fechado. Às 9 horas, começa o prólogo em um circuito de três quilômetros, no qual os competidores definem os tempos para a largada da 1ª bateria ou especial, que começa às 13 horas. Serão duas especiais de 55 km cada. Os pilotos que fizerem o menor tempo serão os vencedores. Os primeiros a largarem são os inscritos de moto, depois quadriciclo, UTV e, por fim, os de carro 4x4.

A premiação com troféus será às 16 horas,no mesmo local. O Piauí Rally Cup tem patrocínio do Governo do Estado do Piauí, BF Goodrich, Velho Monge e BRP. Apoio: Grupo Olho D’Água e NUTS. A promoção é da Prime Eventos; coprodução da X-Brasil, com supervisão da Confederação Brasileira de Motociclismo, Federação de Motociclismo do Piauí – FMP e Federação de Automobilismo do Piauí. As inscrições estão abertas pelo site www.agendaoffroad.com.br.

Da Redação
[email protected]

Imprimir