Cidadeverde.com

Com Ronaldinho Gaúcho, Brasil vencia Copa do Mundo Sub-17 há 25 anos

Imprimir

Créditos: Arquivo Pessoal

Há 25 anos, o Brasil conquistou a Copa do Mundo sub-17 no Egito. Além de revelar ao mundo o jovem Ronaldo Assis Moreira, que anos depois se tornaria o multicampeão Ronaldinho Gaúcho, o torneio abriu as portas para a Seleção Brasileira se tornar ainda mais dominante nas categorias de base.

Criado em 1985, o Mundial Sub-17 nunca havia sido vencido pelo Brasil. A melhor participação até então foi logo na primeira edição, com a terceira posição no torneio disputado na China.

Duas décadas depois, o grupo vitorioso segue unido, seja por mensagens de celular ou até mesmo por encontros entre os atletas que moram no mesmo estado, como Geovanni, um dos destaques da conquista brasileira.

“Eu só tenho boas lembranças daquele campeonato que mudou a vida de nós jogadores. Foi o nosso primeiro título e aquilo abriu muitas portas. Hoje temos nosso grupo de whatsapp e sempre estamos em contato. Isso é bom porque é parte da nossa história”, relembrou o campeão que vestiu as camisas de Cruzeiro e Barcelona como profissional.

Em 1997, ano da conquista, o mundo era bem diferente do atual. A começar pelas redes sociais que não existiam. Em um cenário bem distinto do atual, onde todo registro é instantâneo e a comunicação não tem barreiras, Geovanni relembrou um pouco de como foi o ambiente da Seleção Brasileira no Egito

“Naquele ano a gente só tinha uma máquina fotográfica e não temos tanto registro. É bom olhar as fotos, ver as pessoas que convivemos, que jogamos. É gratificante. Pena que antigamente não tinha rede social porque isso divulga bastante o trabalho. Mas talvez a gente não fosse tão unido. A rede social é importante, mas tem de saber utilizar. Se usar o tempo todo, não tem como aproveitar tanto”, explicou.

Campeão do mundo sub-17 em 1997, Geovanni se tornou peça-chave no Cruzeiro e marcou o gol do título da Copa do Brasil em 2000 contra o São Paulo. O atacante ainda passou por Barcelona, Benfica, Manchester City e encerrou a carreira em 2013.

 

 

Fonte: CBF

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais