Cidadeverde.com

Balada Literária será lançada hoje e fará homenagem a Marleide Lins

Imprimir

Foto: Arquivo Pessoal

 

A escritora e editora Marleide Lins será a homenageada na 6ª edição da Balada Literária do Piauí. O lançamento do evento acontece hoje (8) , a partir das 18h30, na livraria Anchieta, localizada av. Nossa Senhora de Fátima.     

Durante o evento, o curador da Balada, professor e escritor Wellington Soares, divulgará a programação completa da Balada,que acontecerá na  sexta-feira (11), no Memorial Esperança Garcia, em Teresina. A Balada ocorre de forma presencial após dois anos virtualmente devido à pandemia. 

O Cidadeverde.com conversou com o organizador da Balada Literária no Piauí, o professor e escritor Wellington Soares, sobre o evento e os critérios para definir os homenageados no evento deste ano no Piauí. 

“Vamos homenagear o samba, gênero musical que perpassa a própria origem da música brasileira; ainda teremos uma homenagem a Miró da Muribeca, que faleceu em julho e foi um grande parceiro; e a nossa homenageada local será Marleide Lins”, destacou Wellington Soares.

Para Marleide Lins é uma honra ser a homenageada neste grande evento literário, especialmente, neste ano tão atípico, saindo de uma pandemia e de tempos sombrios politicamente. Para ela a literatura é um bálsamo que anima e que transforma a pessoa e a sociedade, além de ser um espelho de uma época e de um lugar.  

Balada Literária

A Balada literária nasceu em 2006, em São Paulo, idealizada e organizada por Marcelino Freire. No Piauí ela acontece desde 2017, organizada pelo escritor Wellington Soares. 

O primeiro homenageado no Piauí foi o poeta Torquato Neto. Em 2018 quem foi homenageada foi Graça Vilhena e nos anos seguintes Elio Ferreira, Douglas Machado e Marcelo Evelin. 

Entre a vasta programação durante todo o dia 11, a partir das 7h30, destaca-se aqui presença da homenageada Marleide Lins.

  • 8h30 – Abertura
  • 9h - Lançamento Livro Florilegium, de Marleide LIns
  • 10h – Mesa-redonda: As múltiplas facetas da obra de Marleide Lins, com a percepção estética  das professoras doutoras Algemira Mendes, Assunção Sousa e do professor doutor Feliciano Bezerra, todos da UESPI.

A noite fica por conta do Grupo Coisa de Nêgo, Teófilo Lima, Preto Kedé, Samba no Coreto e a atração nacional Fernanda Jacob.

Programação

 

Durante a noite de lançamento, haverá declamação e leitura de textos do homenageado, por poetas locais, apresentações artísticas do grupo Samba no Coreto, bem como da poeta, atriz e cantora brasiliense, Fernanda Jacob. Sem falar ainda da participação de Marleide Lins.

Antes de Teresina, haverá a abertura do evento em São Paulo, berço da Balada/2006, pelas mãos de Marcelino Freire, com um show reunindo sambistas, artistas e literatos de vários cantos do país.  

A balada também acontecerá em Salvador (12), São Paulo (13, 14 e 15), Rio de Janeiro (19) e encerra em Recife em dezembro (2, 3 e 4).

A sexta edição do evento, em Teresina, no dia 11 de novembro,vai contar com lançamento de livros, exibição de documentário, mesa- redonda, recital, sarau poético e shows, novamente com os talentos do Samba no Coreto e da cantora Fernanda Jacob.

Este ano a Balada Literária acontece de forma presencial e acesso livre. Acompanhe a programação completa e informações sobre os homenageados/ as e escritores/as em nossas redes sociais, Facebook : Balada Literária PI e Instagram: @baladaliterariapi Twitter: @baladalithe 

 


Nataniel Lima
[email protected] 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais