Cidadeverde.com

Professores dão dicas aos candidatos que farão Enem neste domingo (13)

Imprimir

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) começa neste domingo (13). No primeiro dia de provas os cerca de 3,4 milhões de candidatos responderão questões nas áreas de linguagem, ciências humanas e a elaboração de uma redação dissertativa. 

Uma dica para a resolução das questões é sempre ler com atenção os enunciados Apesar de muitas vezes as perguntas virem com longos textos, podem conter informações que auxiliem o candidato a marcar a alternativa correta.

“30% dessas questões são fáceis e as outras precisam de um entendimento. Essas questões são muito interpretativas e muitas vezes a resposta está nela, então você precisa ter esse conhecimento e também uma tranquilidade”, afirma Hudson Dedé, professor de Geografia. 

Dentre os assuntos na área de História, o professor orienta que os candidatos se atentem para eventos que estão em alta, como a Independência do Brasil, que esse ano comemora seu bicentenário com uma série de celebrações e solenidades.  

Foto: Renato Andrade/Cidadeverde.com

“A gente aposta nessa possibilidade porque são 200 anos da Independência do Brasil. Além disso, recentemente o coração de Dom Pedro I esteve no Brasil, então por ser uma data simbólica a gente aposta nessa possibilidade", destacou Lynik de Pádua. 

Outros assuntos recorrentes e que podem ser abordados na prova são as revoltas populares durante o segundo reinado e o período regencial do país. “É muito provável que revoltas caiam na prova, a questão é saber quais delas estarão lá”, disse o professor.

Além disso, a estimativa é que a prova também cobre questões voltadas às discussões constitucionais, aspectos gerais da História mundial e contemporâneos. Na área de geografia, a tendência são questões que abordem geopolítica e conflitos mundiais. 

“Nos últimos anos o que percebemos é que a globalização está mais próxima da economia, então vemos, por exemplo, a forma como a economia vem se apresentando nesses últimos após as crises, principalmente por conta da pandemia”, concluiu o professor de geografia.

Breno Moreno
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais