Cidadeverde.com

Jacaré é resgatado em quintal de casa na zona Sul de Teresina

Imprimir

Foto: divulgação GCM de Teresina

A Guarda Ambiental, grupo especializado da Guarda Civil Municipal (GCM)  de Teresina, capturou um jacaré de aproximadamente 1 metro de comprimento no quintal de uma casa no bairro Lourival Parente, na zona Sul de Teresina. O resgate ocorreu nesta quarta-feira (16) e durou cerca de 2 horas. Somente nos últimos meses, os guardas municipais resgataram cobras, um tamanduá-mirim e até um bicho-preguiça na zona urbana da Capital. 

"Por volta das 21h, a GCM foi acionada para fazer a captura de um jacaré. A moradora disse que abriu a porta de casa e se deparou com o animal de porte médio. A Guarda Ambiental chegou ao local e fez o resgate com sucesso. Devido o horário e a impossibilidade de deixar no Bioparque Zoobotânico, ele foi solto em local adequado", conta Teixeira, gerente da Guarda Ambiental. 

De janeiro a agosto, a Guarda Ambiental atendeu 146 ocorrências, sendo 50 resgates de animais silvestres, 66 apoios a órgãos de proteção ao Meio Ambiente e 30 outras situações.

Foto: divulgação GCM de Teresina

Em outubro,  um tamanduá-mirim foi resgatado de cima de uma árvore em uma casa no Vale do Gavião, na zona Leste. Já em setembro, um bicho-preguiça foi localizado no Colégio Técnico de Teresina, na Universidade Federal do Piauí (Ufpi). Em ambos os casos, os animais foram entregues no Bioparque Zoobotânico para triagem e soltura. 

Foto: divulgação GCM de Teresina

"A orientação, caso encontre algum animal silvestre em residências ou logradouros públicos, é não tentar contato físico com o animal e acionar nossa central 153 para que a equipe especializada seja deslocada até o local e faça o  resgate", orienta Teixeira. 

O comandante da GCM de Teresina, André Viana, destaca que as ações  ligadas ao Meio Ambiente foram potencializadas com equipamentos doados pelo Ministério Público do Piauí e Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semam) como ganchos herpetológicos, puçás, pinças, rede de arremesso, macacão apicultor, entre outros. 


Da Redação
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais