Cidadeverde.com
Últimas

Segundo dia de provas do Enem 2022 acontece neste domingo no Piauí

Imprimir

Foto: Renato Andrade/Cidadeverde.com 

Acontece neste domingo (20), o segundo e último dia de aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2022 – versões impressa e digital. No Piauí, mais de 83 mil estão aptos para fazer o exame.

Nesta etapa, os inscritos responderão as provas de matemática e suas tecnologias e ciências da natureza e suas tecnologias (biologia, física e química), com 45 questões em cada área do conhecimento. Os portões de acesso aos locais de prova, que são 405 em todo o estado, serão abertos às 12h e fechados às 13h. A aplicação começará às 13h30 (horário de Brasília)

De acordo com o Inep, o participante que faltou ao primeiro dia de provas pode comparecer ao segundo. No caso de quem foi isento da taxa de inscrição, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) orienta a participação para não comprometer a isenção no Enem 2023. Do contrário, o estudante deverá justificar a ausência conforme as regras da próxima edição do exame.

Assim como no primeiro dia de prova, os candidatos devem ficar atentos a regras do edital do Enem como levar caneta de tinta preta fabricada em material transparente para preencher o gabarito e apresentar um documento de identidade original e com foto. São aceitos documentos digitais, como e-Título, carteira de habilitação e carteira de identidade, desde que apresentados nos aplicativos oficiais. Capturas de telas não são aceitas.

Na primeira etapa, realizada no último domingo (13), o Piauí registrou a 2ª maior taxa de comparecimento. Segundo dados do Inep, dos 83.445 inscritos, 62.522 compareceram aos locais de aplicação. O número representa 74,9% de presença, percentual acima da média nacional, que ficou em 72,1%. 

O que pode:

O participante pode levar um frasco de álcool líquido ou em gel, apesar de o produto ser disponibilizado em todas as salas. Também é permitido usar luvas transparentes ou semitransparentes durante a realização das provas. Todos esses equipamentos e itens de higiene próprios serão vistoriados. É recomendado, ainda, que cada participante leve sua própria garrafa de água para consumo.

Não será permitido portar qualquer dispositivo eletrônico, como telefones celulares, smartphones, tablets, máquinas calculadoras, fones de ouvido, entre outros materiais estranhos à realização da prova, previstos no edital do exame. Caso o participante leve algum dos objetos proibidos em edital, esses deverão ser guardados no envelope porta-objetos, que será entregue na porta da sala de prova. Os aparelhos eletrônicos não podem emitir sons e devem permanecer desligados, sob pena de eliminação do inscrito.

Caneta:

A prova deve ser respondida com caneta esferográfica de tinta preta fabricada em material transparente. Apenas para os estudantes que solicitaram atendimento especializado para transtorno do espectro autista é permitido utilizar caneta fabricada em material transparente com tinta colorida, para uso exclusivo em marcações no Caderno de Questões. O Cartão-Resposta desses estudantes também deve ser preenchido com caneta de tinta preta.

 

Da Redação
[email protected]  

Imprimir