Cidadeverde.com

7 dicas de decoração para melhorar a qualidade do sono

Imprimir

 

Foto: Freepik


A hora de dormir pode ser um desafio para milhões de pessoas. O momento, que deveria ser de descanso e relaxamento, acaba se tornando uma angústia para 65% dos brasileiros que têm dificuldades relacionadas ao sono. A resposta para o problema pode estar não só na medicina tradicional e alternativa, mas também na neuroarquitetura, que aplica a neurociência na construção dos espaços para que eles agradem ao nosso corpo e cérebro.

Todo mundo conhece a receita de saúde baseada em alimentação balanceada, prática de exercícios, chás calmantes e meditação. Mas imagine que até a forma como arrumamos nosso quarto pode influenciar diretamente na qualidade do sono. A arquiteta e urbanista Rafaela Costa, gestora de projetos da Criare Campinas, explica que os ensinamentos da neuroarquitetura ajudam a criar um ambiente propício ao sono e bem-estar. “A iluminação, a escolha dos móveis, das cores, dos tecidos e até mesmo aquela ‘baguncinha’ têm efeito sobre nosso bem-estar e interferem diretamente na qualidade do nosso sono”, diz.


1 - Acerte nas cores e boa noite

Um quarto confortável e acolhedor para induzir ao sono deve ser, em primeiro lugar, relaxante. Por isso, a escolha das cores é fundamental. As mais vibrantes, como tons de vermelho e laranja, normalmente dão maior sensação de agitação, por isso devem ser evitadas. “Alguns estudos de cromoterapia definiram o azul como o tom mais relaxante. Ele tem relação, inclusive, com a diminuição da frequência cardíaca. Tons de verde também são ótimas opções e ajudam a deixar os ambientes mais frescos”, ensina Rafaela.


2 - Quanto menos luz, melhor

O segundo ponto a ser observado é a iluminação. “Assim como a luz natural durante o dia contribui para nosso bem-estar, a escuridão durante a noite é essencial pois ajuda o corpo na liberação de melatonina, o hormônio que diz ao nosso corpo que chegou a hora de dormir. Portanto, aposte em cortinas que tenham efeito blecaute e lance mão de uma iluminação quente, esqueça as lâmpadas brancas”, orienta. Rafaela conta que a luz difusa das luminárias e velas também ajuda a criar uma atmosfera acolhedora quando for necessária alguma iluminação.


3 - Um quarto que te abraça

Criar, no quarto, um ambiente aconchegante também induz ao relaxamento. “Podemos utilizar elementos decorativos com funcionalidade, como cortinas, tapetes, roupas de cama, optando sempre, por tecidos e materiais naturais. É como se o ambiente te abraçasse”, explica Rafaela.

A escolha do colchão e travesseiro, bem como da roupa de cama, deve ser feita de forma cuidadosa. “Profissionais podem ajudar a escolher o travesseiro ideal de acordo com a forma que cada pessoa dorme. Invista em um colchão de qualidade, afinal, passamos boa parte do nosso dia na cama. E a roupa de cama deve ser, preferencialmente, de tecidos naturais, como algodão”, orienta a especialista.


4 - Plantas para dormir melhor

A arquiteta conta que, ao contrário do que muita gente acredita, ter plantas no quarto não só é benéfico, como pode ajudar na hora de dormir. “Elas garantem maior umidade e purificação do ar e, consequente, aumento do nível de oxigênio e diminuição da frequência cardíaca. Entre as espécies mais indicadas estão a lavanda, lírio, gardênia, clorofito e jasmim”, enumera.


5 - Cheirinho de sono profundo

A lavanda, explica Rafaela, pode ser usada também como óleo essencial, em um infusor, para aromatizar o quarto duas horas antes de dormir. “O óleo tem efeito tranquilizante, auxilia no controle da ansiedade e, por isso, no sono”, completa.


6 - Isolamento acústico

Ninguém consegue dormir com barulho e, nas grandes cidades, isso pode ser um problema. “Nem todas as casas têm janelas antirruído. Se trocá-las não é uma opção, há cortinas que ajudam a barrar o barulho externo e, ao mesmo tempo, impedem a entrada da luz”, ensina a arquiteta.


7 - Celular? Bem longe

O uso de aparelhos eletrônicos deve ser evitado ao máximo no quarto. Portanto, nada de colocar o celular para carregar na mesa de cabeceira da cama. O ideal é deixar o aparelho desligado ou em outro ambiente da casa.


8 - Tudo em seu lugar

A arrumação e limpeza do quarto são fundamentais para criar um ambiente acolhedor e relaxante. “Ter espaço de armazenamento é ideal para evitar que roupas e outros objetos fiquem jogados. Além disso, um quarto limpo, à prova de alergias, é indispensável para quem busca um sono tranquilo”, finaliza.


 

Da Redação
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais