Cidadeverde.com

Início do período chuvoso coloca quase todo Piauí sob alerta para temporais

Imprimir

As chuvas registradas na última segunda-feira (28) em Teresina e outras cidades do Piauí podem ser consideradas o início do período chuvoso, é o que avalia o climatologista Werton Costa. Para ele, as autoridades municipais e estaduais precisam redobrar a atenção e ficar atentos aos alertas meteorológicos do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).

“Podemos dizer que é o batismo do período chuvoso, mesmo com a condição muito irregular. Essa irregularidade chama a atenção das autoridades meteorológicas porque chuvas mal distribuídas e chuva que se concentra em alguns lugares, então temos que levar com muita seriedade os alertas”, explicou o especialista. 

Neste sentido, Werton Costa enfatizou que as Defesas Civis municipais e estadual, Corpo de Bombeiros e demais órgãos que atuam nesta área de prevenção a catástrofes precisam ficar alertas aos “sinais da natureza”. “A partir de agora eles serão mais corriqueiros e sempre com um grau de intensidade significativo para o risco”, completou. 

O climatologista chama atenção, por exemplo, ao atual alerta laranja do Inpe para quase todo território piauiense. Segundo ele, é preciso redobrar os cuidados com os chamados “municípios sertanejos” como os da região de Picos, Oeiras e Floriano, que estão na rota da entrada das Zona de Convergência do Atlântico Sul (Zacas). 

“A gente tem que ter uma cautela redobrada com os chamados municípios sertanejos, porque como as rotas de entrada das Zacas. O padrão laranja enseja uma preocupação porque ele identifica não apenas chuva, mas a possibilidade de chuva mais intensa com rajadas de vento e descarga elétrica", finalizou Werton Costa. 

Breno Moreno (Com informações do Jornal do Piauí)
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais