Cidadeverde.com

Em relatório, comissão pede novo concurso e plano emergencial para FMS

Imprimir

Foto: Paula Sampaio/Cidadeverde.com 

A Comissão de Saúde da Câmara Municipal defende que a Prefeitura de Teresina faça um novo concurso público para Fundação Municipal de Saúde (FMS), para contratação de médicos. A proposta, segundo os parlamentares, tem como objetivo suprir as escalas nos hospitais da capital. 

Recentemente, o Conselho Regional de Medicina (CRM-PI) fez uma interdição ética no Hospital do Buenos Aires e apontou problemas em escalas da unidade. 

A proposta foi apontada em relatório feito pela Comissão Saúde a partir de informações levantadas durante a Audiência Pública, onde o presidente da FMS Gilberto Albuquerque foi convocado para prestar esclarecimentos acerca do desabastecimento de insumos na capital. 

Conforme já informado pelo Cidadeverde.com, a Comissão de Saúde também propôs a criação de um “gabinete de crise” da FMS na prefeitura de Teresina. 

O documento também sugere que a administração municipal faça uma programação de pagamento para os fornecedores. O levantamento aponta uma dívida de quase R$ 10 milhões com as respectivas empresas em dois anos. 

Também foi solicitado a retomada de uma Comissão de Licitação específica para medicamentos e insumos dentro da FMS, como era feito anteriormente. Além da suspensão da cessão de profissionais médicos e demais categorias para o estado, afim de recompor o quadro da fundação. 

Os vereadores também solicitaram um plano emergencial de abastecimento de insumos e medicamentos, com a realização compra emergencial para um período de 6 meses dos itens não contratados e a abertura concomitante do pregão para fornecimento contínuo. 

O relatório é assinado pela presidente da Comissão Pollyana Rocha (PV), Leonardo Eulálio (PL), Luiz Lobão (MDB), Joaquim Caldas (MDB), Paulo Lopes (PSDB), Enzo Samuel (PDT) e Dudu Borges (PT). 

 


Flash Paula Sampaio 
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais