Cidadeverde.com

Inspeção constata falta de medicamentos e escalas em hospitais de Teresina

Imprimir

Fotos: MP e CRM

Inspeções realizadas nesta quinta-feira (8) no Hospital do Monte Castelo e na Maternidade Wall Ferraz, em Teresina, flagraram falta de medicamentos, escalas de profissionais e insumos, como seringas,  agulhas e até soro. A fiscalização foi realizada pelo Ministério Público do Piauí, por meio da 29ª Promotoria de Justiça de Teresina, e os Conselhos Regionais de Medicina (CRM-PI), de Enfermagem (COREN) e de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (CREFITO-14ª).

No Hospital do Monte Castelo, onde a situação é mais grave, a fiscalização detectou falta de medicamentos como analgésicos e antibióticos, e insumos como seringas, agulhas e soro. A unidade de saúde atende pacientes oncológicos, que não podem ficar sem medicação. A escala de médicos estava em dia.

No Monte Castelo a equipe visitou a farmácia, a central de abastecimento farmacêutico, a central de materiais esterilizados, a central de equipamentos de proteção individual e as enfermarias.

Na maternidade Wall Ferraz a inspeção flagrou a falta de médicos neonatologistas, obstetra e fisioterapeuta. O centro cirúrgico estava sem escala de enfermeiros. Profissionais da unidade de saúde relataram a falta de berço de fototerapia e incubadoras. No local não foi registrado falta de medicamentos.

A gestão da Wall Ferraz informou que depende da liberação da Fundação Municipal de Saúde (FMS) para contratar novos profissionais e que têm solicitado à pasta a complementação no quadro de pessoal.

As inspeções foram motivadas por denúncias. Ao Cidadeverde.com, a FMS disse que só vai se manifestar no ato do processo quando for notificada.

Interdição

No dia 1 de dezembro, o CRM interditou por 60 dias o Hospital do Buenos Aires, também gerido pela FMS. Lá, a inspeção constatou várias irregularidades como falta de material, medicamentos e equipamentos sucateados. 

Hérlon Moraes (Com informações do MP)
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais